ACISMC e JF de Macedo criam parceria para facilitar reciclagem ao pequeno comércio da cidade

A Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros e a Associação, Comercial, Industrial e Serviços estão a trabalhar em parceria que vai permitir ao pequeno comércio da cidade fazer a reciclagem de alguns resíduos de forma mais facilitada.

As duas entidades vão criar pontos de recolha quinzenal na cidade, para papel, cartão e plásticos.

O objetivo é tornar o processo mais cómodo e eficiente, como explica o presidente da ACISMC, Paulo Moreira:

“O objetivo da parceria é tentar facilitar a recolha de resíduos no que respeita às áreas comerciais, que são as que têm sempre uma necessidade de resolver esta questão das encomendas e das caixas e plásticos. Há muitas pessoas que não têm condições nem possibilidade para conseguirem transportar até ao ecoponto determinados resíduos e que, ainda por cima, ocupam muito espaço. Esta ação pode ajudar na higiene pública e no aspeto das ruas, deixando-as mais limpas. Sabemos que nesta altura festiva é normal que estes resíduos se acumulem.”

Além disso, a iniciativa pretende promover práticas ambientais mais sustentáveis, como refere Sérgio Borges, presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros:

“A nossa frase desta campanha realça mesmo aquilo que queremos, que é dar mais qualidade de vida, portanto, o objetivo é mesmo esse. Estamos a começar pelo pequeno comércio e queremos promover a reciclagem e as boas práticas.

Fizemos um levantamento e muitos comerciantes se queixavam que os ecopontos não eram suficientes para o papel e cartão que recebiam.”

Para já, os pontos de recolha vão ser quatro mas poderão vir a ser mais, se se justificar:

“Vai ser quinzenal. Começa dia 14 e será todas as sextas-feiras. Terá quatro pontos de recolha que foram combinados com a Associação e com os seus sócios. Iremos passar nesses pontos e o cartão, plástico e papel será devidamente embalado para nós só termos de recolher e levar para o ecocentro. Queremos que a iniciativa se mantenha e, se possível, aumentar o número de locais de recolha.”

A campanha arranca a 14 de janeiro.

Escrito por ONDA LIVRE