Escolas reabrem dia 10 mas teletrabalho mantém-se obrigatório até dia 14

Há novas medidas para travar a pandemia de Covid-19 e arrancam já a partir do dia 10 de janeiro. A principal alteração relaciona-se com o isolamento, sendo que a partir de agora quem tiver a dose de reforço da Covid-19 não terá de ficar em isolamento, ou seja, se contactar com um infetado no trabalho (por exemplo) fica isento deste regime passando a ser apenas reservado aos coabitantes do infetado.

As escolas reabrem mesmo a 10 de janeiro e acaba o isolamento de turmas quando há um caso positivo e será, durante as próximas semanas, executada uma campanha de testagem e reforço da vacinação de professores. Quanto ao teletrabalho vai continuar a ser obrigatório até 14 de janeiro e passa depois a recomendado.

Quem foi vacinado com dose de reforço há mais de 14 dias fica isento de apresentar teste negativo em locais que o solicitem. Ainda assim, continua a ser necessário testar em visitas a lares, pacientes internados em centros hospitalares, grandes eventos e recintos desportivos.

Há boas notícias para o setor da noite com a reabertura dos bares e discotecas a 14 de janeiro mas com obrigatoriedade de teste negativo para entrar nos espaços. Mantém-se a proibição de ingerir bebidas alcoólicas na rua.

Nos estabelecimentos comerciais terminam as proibições de saldos mas continua a ser permitida apenas uma pessoa por cada cinco metros quadrados.

No que toca às fronteiras mantém-se o teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal e as sanções para companhias de aviação que não garantam o cumprimento destas regras.

Por fim, continua a ser necessário o certificado digital de vacinação para aceder a restaurantes, hotéis, espetáculos culturais e ginásios. O mesmo certificado contará com a indicação da dose de reforço.

 

Escrito por ONDA LIVRE