Arrancou esta segunda-feira o segundo período letivo nos diferentes agrupamentos de escolas do país.
Um início que aconteceu mais tarde do que o inicialmente previsto, devido às medidas de contenção impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia depois das festividades.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias, não acredita que a pausa mais prolongada vá ter efeitos negativos no desempenho escolar dos alunos:
“Creio que não.
Nos últimos dois anos tivemos momentos de pausa, um primeiro para nos adaptarmos ao ensino à distância, e um segundo quando retomamos o confinamento. Nenhum dos dois se traduziu em atrasos significativos.
Estes dias de aulas que não aconteceram a semana passada vão ser compensados até à Páscoa, por isso acredito que não haverá problemas de maior”
O diretor deixa ainda saber que, por determinação do Governo, a comunidade escolar vai ser toda testada:
“Na quinta-feira vamos fazer testagem a todos os professores e funcionários.
Temos informação de que também haverá testagem para os alunos, ainda não temos a data definitiva, no entanto acredito que será ainda este mês.
É uma medida nacional que a DGEstE vai implementar em todas as escolas e agrupamentos.”
Este é já o terceiro ano letivo marcado pela pandemia e Paulo Dias refere que têm vindo a ser implementados vários projetos de recuperação:
“Estamos a implementar uma medida do Ministério da Educação, o escola 21/23, que contempla um conjunto de medidas de recuperação.
Temos ainda em curso um trabalho paralelo de apoio ao bem-estar dos mais novos e outros dois também nessa vertente e na das relações interpessoais, para melhoria da qualidade de vida dos alunos.
Sei que vai ser feito, creio que ainda esta semana, um questionário sobre o bem-estar dos alunos, tendo em vista a melhoria das aprendizagens.
O efeito não é imediato mas tanto professores como alunos estão a trabalhar muito nesse sentido.
Não será nenhuma tragédia mas há algumas questões sobre a qualidade do sucesso que estão em risco e, por isso, estamos a tentar minimizar ao máximo.”
O diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros a fazer o ponto de situação do arranque do 2º período letivo, que começou esta segunda-feira em todo o país, depois de três semanas de interrupção.
Os dias dados agora a mais serão depois compensados nas férias do Carnaval e da Páscoa.
Escrito por ONDA LIVRE