Um homem de 64 anos foi ontem detido pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Mirandela por posse ilegal de arma de fogo e munições proibidas no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Durante a investigação, que decorria há nove meses, apurou-se que o indivíduo tinha em casa uma arma de fogo em situação ilegal, sem registo ou qualquer tipo de documentação. Durante a mesma busca domiciliária, os militares da Guarda encontraram ainda diversas munições, entre as quais cartuchos carregados com zagalotes e cartuchos de projétil único (bala), ambos munições proibidas.
Foram apreendidos uma caçadeira, dois cartuchos carregados com zagalotes, cinco de projétil único e 20 cartuchos calibre 12.
Ficou determinado que o detido seria esta quarta-feira presente ao Tribunal Judicial de Carrazeda de Ansiães, para aplicação das medidas de coação.
Num comunicado enviado às redações, a GNR lembra que “de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, são proibidos a venda, a aquisição, a cedência, a detenção, o uso e o porte de armas, acessórios e munições da classe A, nos quais se incluem os cartuchos carregados com zagalotes e os cartuchos de projétil único, exceto se integrados na atividade de colecionador ou de armeiro, exclusivamente para exportação e transferência. Além disso, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.”
Escrito por ONDA LIVRE