Amantes de todo-o-terreno organizam rota que acaba em Podence para participar do Entrudo Chocalheiro

Amantes de todo-o-terreno organizam rota que acaba em Podence para participar do Entrudo Chocalheiro

Durante quatro dias, amantes de todo-o-terreno vão percorrer 320 km de Viana do Castelo até Bragança, e terminam na aldeia de Podence no dia de Carnaval, para participar do Entrudo Chocalheiro.

Alexandre Alves, da GlamTours, a empresa organizadora do evento, conta que um dos objetivos da realização desta rota é a passagem por Podence:

“O evento tem início no dia 26 de fevereiro na cidade de Viana do Castelo, onde vamos reunir o grupo com as suas famílias.

No dia 27 arrancamos, vamos fazer uma fotografia no quilómetro zero da Nacional 103 e, durante todo o percurso, iremos sempre em paralelo com essa estrada, até chegarmos a Bragança.
Uma das razões que nos levou também a fazer este trilho foi o Carnaval de Podence, uma vez que foi considerado Património Imaterial da Humanidade, nada melhor do que uma conjugação do todo-o-terreno turístico, como nós gostamos, e uma visita a um ponto de atração tão grande.
Tivemos largos meses de trabalho para conseguir esta ligação entre Viana – Bragança – Podence, devido também a alguns atrasos, à pandemia, mas conseguimos e estamos prontos para começar a animação.”

E entre a Nacional 103 e Podence, as 15 famílias participantes vão percorrer 80% em terra batida e 20% em estrada. E há mais para apreciar além das paisagens:

“Este evento é destinado a viaturas 4×4.

É um percurso acessível que privilegia o contacto com a natureza, os mirandouros e pontos de interesse pelas localidades em que vamos passar, como Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, entre outros, até chegar a Bragança.
Depois de lá temos um trilho fantástico que vai até Podence, onde queremos apreciar o Carnaval e a gastronomia da aldeia, que nos foi muito bem referenciada.”

Ainda não se sabe se este ano já será possível voltar a celebrar o Entrudo Chocalheiro nos moldes habituais, mas a passagem pela aldeia está garantida:

“Vamos conhecer na mesma a aldeia, o Museu dos Caretos, o baloiço e o restaurante, que nos vai acolher tão bem.

Queremos conhecer a vossa gastronomia que já nos foi muitas vezes referenciada.”

O “Off-Road Trip 4×4 – Nacional 103 – Carnaval de Podence” acontece de 26 de fevereiro a 1 de março.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados