Se não chover até ao final do mês, seca pode agravar-se na região Norte

Se não chover até ao final do mês, seca pode agravar-se na região Norte

Se não chover até ao final do mês na região Norte, uma situação de seca que está num ponto crítico pode ficar ainda pior.

Desde novembro que a região Norte se encontra em seca fraca, com exceção de Trás-os-Montes, em que há pontos com seca moderada.

Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, diz que se não chover em janeiro, a situação vai agravar-se:

“Em novembro começou a classe de seca fraca nessa região, e inclusive em algumas regiões do nordeste, em Trás-os-Montes, há ali pontinhos de seca moderada.

Esta altura vai determinar muito a evolução da seca, estamos a passar este mês que é crítico nesse aspeto. Se não houver precipitação, e pelo que eu pude analisar, pelo menos até ao final do mês, não estão previstos grandes valores de precipitação para a região Norte, há tendência a que esta situação se agrave.”

Com esta perspetiva, resta ver se em fevereiro consegue haver alguma recuperação, até porque depois começamos a entrar em meses do ano em que cada vez há menos chuva.

Vanda Pires refere que os anos têm sido cada vez menos chuvosos, com valores muito abaixo do normal em muitos deles, desde os anos 1990, mas, sobretudo, a partir dos 2000.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)

Relacionados