Inês Falcão é a nova presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (AEMC). É o orgão de direção estratégica responsável por linhas orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa.
A também professora de artes visuais e embaixadora do programa nacional de educação estética e artística foi eleita para abraçar este cargo que considera “um desafio”:
“Eu gosto muito de desafios e por isso decidi aceitar. O Conselho Geral é o órgão máximo de uma escola. A seguir temos o diretor, depois o Conselho Pedagógico, e por fim o Conselho Administrativo.
Este era o único cargo, a par do de diretora, que nunca tive na escola. Estes últimos 20 anos estive no Conselho Pedagógico e por isso achei que esta era a altura de abraçar um novo projeto.”
Decidida a dar o seu melhor, confessa que o objetivo deste cargo será promover o desenvolvimento e a interação da escola com os encarregados de educação:
“Quero dar o meu melhor e fazer aquilo que um Conselho Geral deve fazer. São competências muito específicas, que basicamente servem para definir as linhas orientadoras da escola, sempre assegurando que a comunidade educativa participa. Há ainda um projeto anual de atividades que deve sempre ser feito em parceria com a comunidade. Queremos ter um elo de ligação e não ser um elemento fechado. Queremos que a comunidade participe, bem como os encarregados de educação.”
A macedense Inês Falcão é professora há mais de 40 anos e assume agora uma das função mais importantes no que toca à representação de uma escola.
Escrito por ONDA LIVRE