Os vereadores do PSD do executivo municipal de Macedo de Cavaleiros defendem que o carnaval também deveria ser assinalado na cidade e não só em Podence, como está previsto.
A questão foi levantada pela vereadora Clementina Gemelgo, na reunião de câmara de ontem:
“Acho que todos concordamos que o Entrudo Chocalheiro faz sentido na aldeia que lhe dá o nome, faz sentido que as tradições se mantenham lá, mas gostaríamos também de ver algum tipo de dinamização na cidade, que de algum modo pudesse trazer gente ao nosso comércio, restauração e hotelaria. Não nos parece que a exposição e até o Festival Gastronómico do Grelo sejam suficientes para trazer um balão de oxigénio financeiro ao nosso comércio.
Em Podence o espaço é ao ar livre mas a cidade também o tem e poderíamos fazer aqui alguma coisa que trouxesse gente, talvez não tanta como em Podence, mas o distanciamento e as medidas que deveremos ter em relação à Covid-19, se calhar serão um pouco idênticas àquilo que poderia acontecer na cidade.”
O presidente da câmara, Benjamim Rodrigues, respondeu dizendo que a decisão vai de encontro à recomendação da CIM Terras de Trás-os-Montes, que até 15 de março desaconselha eventos que possam juntar muita gente. Já quanto ao comércio, deixa saber que o impacto já está a ser positivo ao nível do alojamento local:
“Todas as iniciativas que possam acontecer de índole particular serão feitas, mas sem o nosso patrocínio, por isso é que não se vai realizar o carnaval em Macedo de Cavaleiros.”
No caso do Entrudo Chocalheiro, não patrocinamos diretamente. Vamos ter uma ação indireta na parte logística, ajudando na segurança, sinalética e em outros pormenores técnicos em que possamos ajudar para evitar situações de risco, mas não estamos envolvidos diretamente.
Sugerimos que as regras de distanciamento sejam cumpridas o mais possível.
Relativamente ao comércio da cidade, penso que não vai ficar afetado pois o alojamento está todo esgotado. Portanto, obrigatoriamente tem de haver movimento também na cidade.”
O Entrudo Chocalheiro realiza-se de 26 de fevereiro a um de março na aldeia de Podence, ficando este ano novamente de fora o desfile de carnaval noturno, que na noite de sábado contava com a animação promovida por vários grupos e associações do concelho, a percorrer as ruas da cidade de Macedo.
Escrito por ONDA LIVRE