Acaba de abrir portas, em Bragança, um Centro de Estimulação e Recuperação Neuropsicológico. Este espaço foi pensado por uma cooperativa de solidariedade social, que surgiu em 2015, na cidade, a Humanum Est – Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, com respostas na área do apoio psicológico, psicossocial, emocional, terapêutico e inclusão social.
Esta entidade estava sediada num outro espaço mas agora acaba de se instalar no Bairro da Coxa.
Segundo a directora técnica, Ana Denise de Morais, há várias valências programadas para acontecer neste novo centro:
“Aqui haverá consultas de psicologia e de neuropsicologia, haverá avaliação neuropsicologia, treino cognitivo, estimulação cognitiva, espaço ocupacional. Também há a parte da formação profissional, nós daremos formação aos cuidadores.”
Para já, são 17 utentes que vão usufruir das várias respostas neste centro.
O espaço que acolhe o Centro de Estimulação e Recuperação Neuropsicológico foi cedido pela câmara de Bragança. Hernâni Dias, presidente do município, fala de um projecto inclusivo e intergeracional que merecia a atenção que lhe foi dada com esta cedência de espaço:
“Já há algum tempo que vinham requerendo um espaço mais amplo para desenvolver a sua actividade e entretanto o município teve a oportunidade de libertar este espaço, já em 2021, e fizeram aqui um conjunto de obras por forma a que fique adaptado à actividade que aqui é desenvolvido.”
O centro surgiu pela necessidade de criação de um espaço mais específico na área da neuropsicologia e foi inaugurado esta sexta-feira.
INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)