O Festival de Teatro de Alfândega da Fé está de volta este ano e convida os amantes da encenação a domingos dedicados à arte de representar.
Esta é a 12ª edição de um festival que, o ano passado, não aconteceu devido à pandemia, e que já faz falta à população, considera a vice-presidente da autarquia alfandeguense, Maria Manuel Silva:
“Em 2020 organizámos a 11ª edição, mas entretanto os casos de Covid-19 começaram a chegar a Portugal e as coisas ficaram paradas.
Agora já estamos todos as precisar de sair um pouco desse contexto, claro que os cuidados não podem ser já relegados, mas as nossas mentes e almas estão a precisar um pouco desta normalidade e, sobretudo, de momentos de convívio e riso. É isso que queremos proporcionar com este 12º Festival de Teatro, que conta com duas peças muito bem humoradas para passarmos dois domingos em pleno.”
O festival acontece já neste domingo e no próximo e pretende assinalar o mês do teatro.
No dia 20 sobe ao palco a peça “História de um gato e de um rato que se tornam amigos”, da companhia Mandrágoa, que em parceria com a Porto Editora fizeram uma adaptação do texto de Luís Sepúlveda e criaram um espetáculo de marionetas dedicado ao público infantil.
Já no dia 27, a proposta chega pela companhia Produções Fora de Cena” com a peça “Cartas na Mesa”. Uma revista divertida que leva a Alfândega um elenco bem conhecido do público.
O festival de teatro de Alfândega da Fé é já uma referência e o município espera que sirva de incentivo para o gosto pela cultura:
“Queremos que continue a ser uma referência cada vez mais vincada e implementada, porque, de facto, temos um grande carinho por esta forma de arte e temos um grupo municipal de teatro que nestes dois últimos anos ficou um pouco parado e queremos revitalizar.
O teatro é uma atividade cultural muito importante, até para o desenvolvimento social e psicossocial das pessoas. É, de facto, uma atividade para manter, melhorar e cada vez mais enraizar e fazer crescer.
Tomáramos nós poder sonhar com a proliferação de mais grupos culturais, de teatro ou de outras atividades, e se isso acontecer cá estaremos para lhes dar todas as condições.”
O 12º Festival de Teatro de Alfândega da Fé acontece nos dias 20 e 27 de março, no Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.
Ambas as sessões têm hora marcada para as 15h.
Escrito por ONDA LIVRE