A Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros já faz parte da Rede de Estações Náuticas de Portugal.
A certificação foi atribuída pelo Fórum Oceano – Associação da Economia e do Mar, que coordena a rede, e com ela as águas do Azibo passam a estar habilitadas para receber competições náuticas, como explica o vice-presidente da autarquia de Macedo, Rui Vilarinho:
“Esta certificação habilita-nos a sermos sinalizados em todas as estações e clubes náuticos da Europa, e quem sabe do mundo.
Em suma, é dizer ao mundo inteiro que temos condições e estamos certificados a poder acolher qualquer tipo de clube e competição aquática e náutica, não motorizada, seja ela de que âmbito for.
Para receber esta certificação é preciso reunir uma série de requisitos e nós passamos com distinção em todos.
Foi o culminar de todo um processo árduo, e estamos muito orgulhosos e satisfeitos.”
Em Portugal há, atualmente, 29 estações náuticas certificadas, sendo esta a única do Nordeste Transmontano.
O passo seguinte passa agora pela criação do Centro Náutico do Azibo, que vai dar a esta estação as infraestruturas necessárias para a prática das modalidades:
“Vamos criar as infraestruturas com o Centro Náutico, o que espero que fique concluído o mais rápido possível.
A candidatura foi aprovada, com dinheiros comunitários, e vai custar cerca de 400 mil euros. Deve ser posta a concurso dentro de dias.
Este centro é o equipamento físico que depois vai dar suporte a toda esta estrutura e nomeação.”
O vice-presidente espera que dentro de dois anos já seja possível receber equipas nas águas do Azibo, o que, segundo ele, vai trazer dinamismo económico ao concelho numa época do ano mais baixa para o turismo:
“Isto é excelente para a hotelaria, restauração e para a dinâmica do nosso concelho, porque quando se pratica mais e há visitação por parte de elementos da Europa, é em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, uma época que para nós é mais difícil, com menos visitantes.
Acredito que dentro de dois anos teremos já aqui, no inverno, várias equipas e seleções a fazerem estágios, seja de pádel, de canoagem ou até de remo. E paulatinamente vamos melhorando.”
A atribuição da certificação da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros aconteceu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira do setor que aconteceu de quarta a domingo.
Escrito por ONDA LIVRE