Avança em breve a construção e requalificação da ligação entre Vinhais e Bragança

Já foi publicado, em Diário da República, o concurso para a elaboração do Projecto de Execução de construção e requalificação da ligação entre Vinhais e Bragança, pela Estrada Nacional 103.

O projecto tem um preço base de 3 milhões 550 mil euros, sendo que se prevê criar uma ligação mais segura e direta entre as duas sedes de concelho.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, diz ter recebido a notícia com bastante agrado:

“É o primeiro passo na realidade que há muito desejamos e há muito merecemos.”

O investimento na requalificação da estrada é desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O troço, que se preve que fique com cerca de 31 quilómetros de extensão, servirá para reduzir o tempo de percurso e a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária:

“Segundo me disseram da Infraestruturas de Portugal estamos a falar entre os 30 a 40 milhões de euros [de obra]. O prazo de execução do projecto é bastante longo. Sei que a obra faz parte do PRR e tem que ter a tua conclusão até 2026.”

Luís Fernandes diz que esta ligação é prioritária mas admite que se vai continuar a lutar por uma outra, também há muito ambicionada:

“A ligação Macedo-Vinhais-Gudiña pensamos que também é fundamental, não só para o concelho, mas também para a região e para o próprio país.”

A requalificação incidirá na reabilitação do pavimento, na melhoria e reforço dos equipamentos de sinalização e segurança, na adequação da rede de drenagem, bem como a melhoria do traçado nas curvas com menor visibilidade.

INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)