Município de Macedo de Cavaleiros alerta população sobre queimas e queimadas

Devido às condições meteorológicas, ao número de ocorrências e à dificuldade de supressão de incêndios, o município de Macedo de Cavaleiros está a recomendar que até amanhã não se realizem queimas ou queimadas.

Uma sugestão da Autoridade Nacional de Proteção Civil que pretende alertar a população para a perigosidade destas práticas sejam o ponto de partida para um incêndio.

O vereador do município de Macedo de Cavaleiros com o pelouro da Proteção Civil, Paulo Rogão, sublinha que ainda esta semana ocorreu um incêndio no termo da aldeia de Murçós, que acabou por tomar algumas proporções:

“Teve alguma dimensão, o que também nos leva a encarar até com maior preocupação esta matéria, visto que ainda não estamos na época de fogos mas, todavia, no nosso concelho já tivemos essa realidade.

Perspetiva-se que este seja um ano complicado a esse nível e, portanto, esta recomendação surge no sentido de alertar as pessoas para que tenhamos cuidados redobrados, de forma a que não sejamos fustigados no concelho por incêndios que vêm degradar as nossas paisagens e florestas.”

O vereador lembra que para a realização de queimas e queimadas é preciso solicitar autorização:

“Informo também que quem quiser fazer queimas e queimadas deve sempre ter autorização do ICNF. No site deles está um registo próprio para as pessoas fazerem o seu pedido e só assim estarão a cumprir a disposição legal.

Alerto mais uma vez para que as pessoas cumpram esta regulamentação, sob pena de, não cumprindo, poderem ser alvo de uma fiscalização por parte destas autoridades e estarem sujeitas a coimas.”

Todos os concelhos do distrito de Bragança encontram-se hoje em risco moderado de incêndio.

O período crítico tem início a 1 de julho.

Escrito por ONDA LIVRE