Na foto: Dra. Joana Raposo Gomes, sexóloga cínica, terapeuta sexual e médica especialista em psiquiatria na ULS do Nordeste.
Desde fevereiro que a Unidade Local de Saúde do Nordeste presta consultas de Sexologia Clínica, iniciada pela Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental.
Uma valência pioneira no distrito, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, na qual se abordam “disfunções sexuais em que existem barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema.”.
Está ainda prevista a realização de ações de formação em contexto institucional interno e externo e atividades de sensibilização da comunidade.
Para aceder à consulta de Sexologia Clínica os utentes terão de ser referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários ou pelas especialidades hospitalares.
A coordenadora da consulta é a Dra. Joana Raposo Gomes, que é sexóloga clínica, terapeuta sexual e médica especialista em psiquiatria na ULS do Nordeste. Explica que “a saúde sexual tem uma relação de interdependência com o bem-estar físico e mental” acrescentando que na consulta “a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários.”.
A consulta acontece uma vez por semana, em Bragança, das 11h às 17h. De acordo com a coordenadora, tem havido boa adesão por parte dos utentes.
Escrito por ONDA LIVRE