Esta quinta-feira, o polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros dedicou o dia às ciências.
Todos os anos, à exceção do que passou, devido à pandemia, os alunos do ensino secundário da área de ciências e tecnologias organizam um dia para mostrar aos mais novos algumas experiências, que vão da química à física e geologia.
Para a professora Carla Freitas, que é Coordenadora da Área Disciplinar de Biologia e Geologia, este é um dia importante e com ele pretende-se despertar o gosto pelas ciências:
“É um dia muito importante para a comunidade escolar no qual os alunos dos cursos de ciências vão realizar atividades experimentais para os meninos de 3º, 6º e 9º.
As atividades estão relacionadas com a biologia, corpo humano, plantas, fauna e a flora, com a microscopia, a geologia, identificação de rochas e várias atividades ligadas à física e química.O nosso objetivo é cativar os alunos mais jovens para área maravilhosa que é a das ciência e esperar que eles daqui a uns anos estejam connosco nas turmas.”
E o entusiasmo é grande:
“Foi-nos proposto este projeto para ensinar aos mais pequenos o que são as ciências do nosso dia a dia e as reações que causam.
É um dia mais dinâmico em podemos conviver com os mais pequenos.
Eu no futuro quero seguir ciências.”
“Está a ser interessante e é giro ver as crianças felizes.
É um sentimento de enorme alegria e as crianças gostam e percebem o que lhes ensinamos.”
“Eu e uma colega minha estivemos na parte da biologia, da microscopia das células animais e vegetais, e agora estamos na parte da física a mostrar um íman e um ferro. “
Um dia dedicado às ciências no polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE