O distrito de Bragança está hoje e amanhã em alerta vermelho, o primeiro e mais grave, devido ao calor e tempo seco.
Este alerta é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo, neste caso as já anunciadas altas temperaturas, principalmente no interior Norte, Centro e região9 do Alentejo.
Esta segunda-feira, estão em alerta vermelho os distrito de Bragança, Vila Real e Braga, o que se prolonga para o dia de amanhã, mas apenas no distrito brigantino, com a previsão pôr os termómetros nos 40ºc de máxima.
Ainda de acordo com o IPMA, todos os concelhos do distrito de Bragança apresentam risco máximo de incêndio, pelo menos até sexta-feira.
Entre as proibições, dado o índice de perigosidade, estão a realização de queimadas, realizar trabalhos com motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todo o equipamento com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte como motosserras ou rebarbadoras.
Das 11h até ao pôr do sol, é proibido usar máquinas agrícolas e florestais com alfaias ou componentes metálicos em contacto direto com o solo.
Consulte todas as restrições aqui:
https://fogos.icnf.pt/SGIF2010/InformacaoPublicaDados/Condicionantes_PerigoIncendiosRural.pdf
Escrito por ONDA LIVRE