A começar pelo dia de hoje, 12 de agosto, em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, e por Macedo de Cavaleiros há atividades a decorrer durante todo o dia.
Para quem tiver até 35 anos, a entrada nas Piscinas Municipais é grátis das 10h às 20h, onde vai haver uma aula de zumba às 19h. A entrada no Museu de Arte Sacra também é grátis das 21h à 1h.
A partir das 21h30, há animação na Praça dos Segadores com os Djs Simanka e MPC.
Amanhã, 13 de agosto, é a vez do Festival Improvável, da CIM Terras de Trás-os-Montes, chegar ao concelho de Macedo de Cavaleiros.
O lugar escolhido foi o Pelourinho de Vale de Prados, onde às 17h30 acontece uma visita teatral ao Pelourinho, às 18h30 acontece o Espetáculo Nuvem Voadora com a comunidade local e às 21h30 a atuação de Rita RedShoes. A participação é gratuita.
Durante os dois dias do fim de semana, a Feira Romana está de regresso à aldeia de Lamalonga.
A abertura oficial desta quinta edição do certame está marcada para amanhã às 10h. O cartaz é vasto em atividades e a animação não fica de fora em ambos os dias. Amanhã às 22h atua o grupo Madre Pérola e no domingo, às 21h30. a animação fica a cargo de Carla Germano Lopes e Pedro Maia.
De sábado a segunda-feira, decorre a Festa do Emigrante na aldeia de Vilar do Monte, organizada pela associação Vimont, com várias atividades a marcar os três dias. Destaque para a caminhada noturna, amanhã às 20h, e para a “Rave”, que começa às 23h30 e fica a cargo do Dj Damian Carneiro, ele que regressa também na noite de domingo, sendo nesse dia antecedido por um arraial às 21h.
Em permanência há a exposição e venda de produtos regionais e gado/animais, acampamento, passeios de burro, música, bar e insufláveis.
Mas as sugestões ainda não ficam por aqui.
O escritor Rui Rendeiro Sousa apresenta amanhã, às 17h, o livro “Espadanedo, (Bousende & Valongo) Terras Medievais de São Miguel, às 17h no Largo São Miguel, em Espadanedo. No domingo, é a vez do escritor e pesquisador da história do concelho macedense apresentar o livro “Edroso – Abadia de Santa Marinha”, às 12h no Largo Santa Marinha, naquela aldeia.
Ainda no que diz respeito à literatura, no sábado, pelas 21h30, é apresentado o livro Fintou o Destino, de José da Cunha, natural de Lagoa, neste concelho. Acontece no Salão da Junta de Freguesia da aldeia.
Para os mais pequenos, há também cinema para desfrutar este fim de semana no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros. Em exibição vai estar “Galilebre e o Tempo Perdido”, uma história infantil que conta com duas sessões, uma já esta noite e outra amanhã, ambas pelas 21h30.