A 12 de agosto celebra-se, anualmente, o Dia Internacional da Juventude. Um pouco por todo o mundo há atividades para assinalar a data, assim como entrada livre em equipamentos culturais e lúdicos.
Em Macedo de Cavaleiros entrar nas piscinas e no Museu de Arte Sacra foi gratuito, e à noite houve música com Djs na Praça dos Segadores.
Atividades que agradaram à generalidade de quem por lá passou:
“Acho que em qualquer local é sempre importante haver dias para assinalar a juventude e atrai-los para este tipo de iniciativas, especialmente quando é tudo gratuito, o que acaba por ser um incentivo extra. Tanto este momento musical, como o facto das piscinas terem sido gratuitas, são ótimas para mostrar aos mais novos que Macedo também é deles e não é só das pessoas mais velhas.
É essencial que haja oferta cultural e de entretenimento para evitar que os jovens saiam.”
“Acho muito bem pois são as noites diferentes que fazem com que as pessoas saiam à rua e façam com que o verão seja diferente, este que já não conta com restrições devido à pandemia.”
“Tenho 16 anos e estou a gostar da noite. Estas atividades, nesta altura do ano, são importantes, e haver um dia da juventude é ainda melhor.”
“É bastante importante haver um dia para celebrar os jovens. Estas atividades são boas para que os jovens saiam e se divirtam, principalmente agora que é verão, juntamo-nos todos.”
“O dia do jovem é todos os dias mas haver um dia especial é sempre diferente.”
“Eu acho que haver um dia para a juventude é cinco estrelas mas a animação está fraca, na minha opinião devia ser mais direcionada à juventude.
A entrada gratuita nas piscinas parece-me bem, mas quanto ao museu, acho que há poucos jovens a interessarem-se por esse tipo de cultura na nossa cidade.”
O Dia Internacional da Juventude foi instituído no dia 17 de dezembro de 1999, pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo realçar a importância da juventude para o progresso da sociedade e desenvolvimento sustentável.
Escrito por ONDA LIVRE