Primeira Regata Amadora do Azibo juntou participantes com diferentes embarcações

Primeira Regata Amadora do Azibo juntou participantes com diferentes embarcações

16 participantes aventuraram-se ontem a entrar nas águas do Azibo com embarcações, onde participaram da primeira Regata Amadora, promovida pela Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros, a única a funcionar em Trás-os-Montes.

Uma delas foi Rafaela Barata, de Bragança, que aproveitou a atividade para experimentar embarcações pela primeira vez:

“Sou da modalidade de natação mas nunca tinha andado nas embarcações.

É bom haver destas atividades no Azibo. Dadas as condições não me parece que seja a parte mais ideal mas acho que é um lugar bonito para praticar este tipo de desporto. A paisagem e o desporto em si favorecem bastante.”

Também pela primeira vez estiveram a participar elementos do clube Azibeiro House & Nature, da aldeia de Azibeiro, neste concelho, que surgiu recentemente e estreou-se publicamente com esta iniciativa:

“Achamos muito bom que esta zona seja dinamizada e queremos ajudar com os nossas equipamentos a fazer atividades. Estamos aqui também para nos dar a conhecer.

Temos pranchas e caiaques que alugamos para que as pessoas possam usufruir nesta zona toda. Além disso fazemos caminhadas e vamos agora preparar atividades de inverno. No fundo queremos explorar esta zona ao máximo, dando a conhecer recantos que mesmo quem vive cá não conhece, mostrando-os também a quem vem de fora.
Somos muito recentes, sendo esta a nossa primeira grande atividade pública.”

Apesar de a atividade ser aberta a mais tipos de embarcações sem motor, estiveram presentes três: Caiaques, Sups e Pranchas de Windsurf.

O estipulado foram quatro voltas de 1500 metros cada uma, com percurso definido.

Esta foi a segunda atividade da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros.

Para já estão a ser promovidas iniciativas na vertente lúdica, visto que as competitivas só poderão, eventualmente, vir a acontecer quando as instalações do futuro Centro Náutico estiverem concluídas.

Rodolfo Moreno, formador da estação náutica, diz que o objetivo destas atividades é entusiasmar a população para a prática deste tipo de desportos no Azibo, para todas as idades:

“O objetivo é fomentar a prática da atividade náutica, para além da recreação, pois não existe grande tradição no distrito deste género de desporto.

Queremos impulsionar uma atividade diferenciada, abrangendo todo o espetro, daí a termos de proporcionar à população atividade, de forma a que venham, participem e sintam-se acolhidos nas nossas atividades.

O necessário é fazer atividades e dar oferta, fazer promoção da náutica, de forma a que as pessoas comecem a se aperceber que não se realiza só numa área e no litoral, no interior também existem boas condições para esta prática desportiva.

É com este tipo de iniciativas, de maior ou menos dimensão, que pretendemos dar animação à albufeira e colocar a água cheia de embarcações.”

Em calendário já estão 17 atividades recreativas para acontecer na Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros, em parceria com mais de 30 entidades.

A próxima tem lugar já em setembro e será canoagem para portadores de deficiência motora e intelectual.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_1918

IMG_1922 IMG_1923

IMG_1929

Relacionados