A Feira das Cebolas de Chacim, uma das mais antigas do concelho de Macedo de Cavaleiros e da própria região, chega este ano com um cartaz diferente, com dois dias de atividades.
As primeiras começam já esta sexta-feira e o objetivo é aproximar o certame àquilo que acontecia antigamente, explica a presidente da Junta de Freguesia de Chacim, Andreia Eugénio:
“Este ano a Feira das Cebolas acontece, como de costume, no dia 10, mas também vamos realizar atividades no dia 9, porque antigamente também se fazia e a feira tinha a duração de vários dias.
Queremos voltar um pouco àquilo que acontecia antes, e para sexta-feira propomos um jantar convívio e uma noite de fados com Teresa Costa.”
O dia de vender as cebolas é sempre a 10 de setembro, ou seja, sábado. E além da venda deste e de outros produtos, também aqui o cartaz traz algumas novidades:
“Normalmente a feira durava até depois do almoço, este que é sempre organizado pela comissão de festas. Mas este ano, para conseguirmos entreter um pouco mais as pessoas e fazer da feira também um convívio, decidimos fazer jogos tradicionais. Vamos começar pelo jogo do chino, para os adultos, e para as crianças vamos ter o jogo das cadeiras, o jogo dos sacos e o jogo dos cântaros. Todos têm prémios.”
A Feira das Cebolas de Chacim é organizada pela Junta de Freguesia, pela Câmara Municipal e pela DESTEQUE.
Conta também com o apoio do projeto Aldeias de Portugal, da Associação Turismo de Aldeia, que ajuda na promoção:
“É uma rede da Turismo de Aldeia, à qual Chacim pertence há já, pelo menos, cinco anos.
A atividade é integrada na rede de festejos deles, dando apoio na promoção.”
A Feira de Cebolas de Chacim, este ano com um cartaz alargado e voltado para a animação, durante os dias de amanhã e sábado.
Escrito por ONDA LIVRE
Conheça o cartaz: