Estação Náutica de Macedo proporcionou experiência de canoagem a portadores de deficiência

Estação Náutica de Macedo proporcionou experiência de canoagem a portadores de deficiência

Ontem, 11 utentes da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros, a CERCIMAC, e oito do Centro Social Paroquial de Santo Condestável, de Bragança, tiveram uma experiência diferente na Albufeira do Azibo.

No âmbito da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros foi promovida, pela primeira vez, uma atividade de natação adaptada, sobre a qual explica mais Rodolfo Moreno, formador da estação náutica:

“No âmbito da estação náutica é a primeira atividade do género, embora antes da pandemia já tenha sido feita uma iniciativa para portadores de deficiência, que teve muito sucesso, e por isso resolvemos incluir este tipo de atividade na agenda.

Temos de reforçar o aspeto da segurança e adaptar a atividade ao nível físico deles.
O que se pretende é mais um contacto com a embarcação, com a água e o movimento de descontração, do que propriamente a introdução técnica.
O percurso é mais pequeno do que o habitual em outras atividades, dentro de uma área reservada, só mesmo para contacto, sem entrar no centro da albufeira.
O desporto no geral tem benefícios para as pessoas portadoras de deficiência.”

E as atividades deste género vão continuar:

“Tivemos mais instituições a querer realizar estas atividades connosco, vamos articular com eles, é apenas uma questão de oportunidade e que a meteorologia nos ajude.”

Durante os meses de outono e inverno também estão previstas atividades a acontecer no âmbito da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros. Até porque há vantagens em praticar desportos aquáticos nessas alturas do ano:

“Condiciona em termos do impacto inicial mas depois, se as pessoas refletirem bem, as condições para a prática são tão boas como na época balnear, até porque não existe perigo de insolações nem escaldões solares, e o contacto com a natureza é muito mais próximo e reservado, sem tanta gente.

Iremos ter atividade durante todo o inverno.”

A próxima atividade da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros já está marcada e vai ser um workshop de Windsurf em outubro.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_2173

IMG_2194 IMG_2198

Relacionados

Comentar