O Orçamento participativo edição 2023, vai proporcional a construção de um parque radical no parque urbano da cidade.
A noticia foi avançada pelo vereador Paulo Rogão, com o pelouro das Finanças e do Património da Camara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Esta obra, vem no seguimento da primeira edição do Orçamento Participativo.
“O Orçamento Participativo é um instrumento da democracia participativa que se carateriza por ser universal e direto, permitindo aos cidadãos participar na discussão das políticas públicas locais, através de uma plataforma eletrónica.
Este processo foi integralmente realizado no site da autarquia, tendo-se iniciado no mês de fevereiro. Foram apresentadas cinco propostas. Da análise feita apenas uma preenchia os requisitos previamente definidos, tendo esta sido sujeita a votação, tal como o regulamento obrigava.”
A primeira edição, promovida pela câmara municipal não teve muita participação, quer ao nível da formulação de propostas, quer ao nível da votação.
O vereador aproveita para deixar uma sugestão aos Macedenses
“Na próxima edição, a realizar no início do próximo ano, que mais munícipes apresentem propostas e participem em todo o processo, pois quanto maior participação houver, mais qualidade da proposta selecionada teremos.”
Em relação a proposta vencedora desta edição, vai ter concretização no próximo ano, consiste na construção de um parque radical para desportos radicais, nomeadamente skate, BMX, patins entre outros. O valor disponibilizado para esta iniciativa são 50.000€.
No parque urbano da cidade de Macedo de Cavaleiros.
Este tipo de iniciativas fazem com que os cidadãos se envolvam nas decisões municipais.
Escrito por: Onda Livre