Três atletas do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha na Tailândia, que começa já esta quinta-feira, dia 3.
Rui Muga e José Carvalho têm à sua espera um percurso de nove quilómetros em “Uphill”, sempre a subir, e Carlos Lopes vai participar em “Up and Down”, subir e descer, num percurso de 12 km, sendo o único da seleção das quinas a participar nesta modalidade.
Confiante na boa forma física dos três para a participação no campeonato, o bicampeão nacional de Corrida de Montanha, Rui Muga, só teme os efeitos das 15 horas de viagem até à Tailândia, para onde já partiram esta terça-feira:
“As expetativas são boas, os três estamos a atravessar um bom momento de forma.
É um mundial, estão lá os quatro melhores de cada país e penso que o mais difícil até vai ser a viagem, que vai ser longa, coisa que nunca fizemos, com 15 horas de viagem. Vai ser um pouco cansativo mas o querer de correr no mundial supera isso tudo. É algo que só depois poderemos saber mas acredito que poderá ter alguma influência negativa, uma vez que saímos de Macedo às 5h do dia 1 e chegaremos ao hotel já no dia 2, às 19. Vai ser um pouco cansativo e o fuso horário também terá algum impacto.
No entanto, penso que não será um obstáculo que faça com que não consigamos alcançar o nosso objetivo.”
E a gestão do esforço é fundamental para alcançar bons resultados:
“Penso que a experiência que eu e o Zé Carvalho já temos vai ajudar. O “Uphill” é um género de prova em que precisamos saber bem a velocidade a que devemos ir e saber o que podemos dar para a alcançar. Se abusarmos no início, torna-se muito penoso chegar ao meio da prova com resistência. É uma prova que tem de ser muito bem gerida.
Eu e o Zé Carvalho fizemos dois ou três treinos. Já o Carlos Lopes treinou em Vila Real, onde tem boas condições para isso.Fiz algumas provas em modo de preparação e treinei aqui por Mogadouro onde também há bons percursos para isso.”
Ficar entre os 30 primeiros já seria, no entender de Rui Muga, um bom resultado, dada a jovem idade da maioria dos atletas das outras seleções em competição:
“Acredito em ficar nos 30 primeiros.
Cada vez mais têm aparecido atletas novos, o Zé Carvalho talvez até seja o mais velho que vai ao “Uphill”.
Os outros países têm estado a apostar mais que Portugal e torna-se difícil competir com os jovens.
Somos atletas já para cima de 30, até perto de 40 anos, enquanto eles têm 20 e poucos. A adrenalina que eles têm é diferente.”
A equipa que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha na Tailândia é composta por seis atletas. Além dos três transmontanos do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, vão estar também na competição Joana Soares e Paulo Macedo, da Associação Jardim da Serra, da Madeira, e Tiago Pereira, do FCPF Porto.
Escrito por ONDA LIVRE