Macedo, Bragança, Mirandela e Vila Flor recebem até sexta-feira o Torneiro Interassociações de Futsal Feminino Sub-17

Macedo, Bragança, Mirandela e Vila Flor recebem até sexta-feira o Torneiro Interassociações de Futsal Feminino Sub-17

O distrito de Bragança recebe de amanhã até dia 30, pela primeira vez, o Torneiro Interassociações de Futsal Feminino Sub-17.

Vão participar 20 seleções nacionais com os jogos a decorrer em quatro concelhos do distrito, como explica o Diretor Técnico Regional da Associação de Futebol de Bragança, Sílvio Carvalho:

“É com muito gosto que a Associação de Futebol de Bragança (AFB) recebe, pela primeira vez, um torneio desta dimensão ao nível do futsal.

Participam 20 seleções, faltando apenas as da Horta e de Angra do Heroísmo por questões logísticas, devido à deslocação das jogadoras.

É um torneiro muito importante, ainda mais quando se soube há pouco tempo que no futuro vai ser criado um Mundial de Futsal Feminino.

É uma montra para estas jogadoras de sub-17 que vão estar presentes no distrito e será, certamente, uma oportunidade para as pessoas aproveitarem para ver futsal de qualidade nos nossos pavilhões.

Vai haver jogos nas cidades de Bragança, Macedo, Mirandela e Vila Flor. Isto segue uma política que a direção da AFB tem vindo a seguir, de descentralização, levando a todas as partes do distrito este tipo de iniciativas.”

De acordo com o diretor técnico, esta é também uma forma de divulgar e promover a modalidade no distrito, onde o número de equipas de futsal feminino tem vindo a diminuir e ainda não é possível criar uma seleção com jogadoras exclusivas da modalidade:

“Este tipo de torneios, quando são descentralização, tem como objetivo fomentar a prática do futsal feminino, neste caso, em regiões de densidade populacional reduzida.

É uma forma também destes pavilhões receberem os jogos e de algumas jogadores poderem despertar para começar a praticar a modalidade.

Ainda não conseguimos ter uma seleção exclusivamente com jogadoras de futsal. Estamos a caminhar para que isso aconteça no futuro, está a ser feita uma remodelação e já temos algumas. O nosso objetivo no futuro é que a seleção distrital seja exclusivamente com jogadoras de futsal. Já há clubes a ter formação, ainda não é o ideal mas estamos a trabalhar nesse sentido.”

A seleção do distrito está a ser orientada pelo treinador macedense António Fernandes, que apesar de apontar como um entrave a falta de jogadoras exclusivas do futsal, está otimista para o torneio:

“Temos sempre alguma dificuldade porque não temos escalões de formação no futsal feminino e temos de ir sempre buscar atletas ao futebol. Temos quatro ou cinco mais novas que praticam apenas futsal. Em relação às restantes foi necessário começar tudo de novo, ou seja, conhecer o jogo e  todas as dificuldades. 

Houve uma boa ação e participação das atletas e, por isso, vamos tentar fazer o nosso melhor.

Sabemos que estes torneios servem principalmente para as jogadoras se mostrarem, serem observadas e, acima de tudo, terem novas experiências.

Ao ser realizado no distrito, de certeza que nos vai dar mais motivação ainda e mais responsabilidade, pois temos de fazer sempre o nosso melhor e não tenho dúvidas que é isso que vai acontecer.”

Durante estes quatro dias, os concelhos onde decorre o torneio vão receber centenas de pessoas, contribuindo para a economia local, refere Sílvio Carvalho:

“Ao nível das seleções são entre 300 a 400 jogadoras. Ao nível da logística, entre treinadores, diretores, pais e familiares, será muita gente.

Entre 500 a mil pessoas é certo que movimenta, o que é ótimo, principalmente numa altura do ano em que as famílias estão mais juntas.

Movimenta muitas centenas de euros pelo distrito e é bom para os quatro municípios envolvidos, proporcionando uma movimentação da economia até sexta-feira.”

O Torneiro Interassociações de Futsal Feminino Sub-17 é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em conjunto com a Associação de Futebol de Bragança, com o apoio dos municípios de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor.

Os jogos começam amanhã às 9h30 em Macedo de Cavaleiros encontram-se a essa hora a AF Lisboa com a AF Madeira.

A seleção da AF Bragança vai disputar o primeiro jogo às 9h30 com a AF Coimbra, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE

Conheça o calendário:

Torneio_Interassociacoes_Futsal_Feminino_Sub-17_Cartaz_A3_02 (2)-1 (1) (1)

Relacionados