Junta de Freguesia de Macedo promove Ação de Sensibilização de Suporte Básico de Vida

Junta de Freguesia de Macedo promove Ação de Sensibilização de Suporte Básico de Vida

A Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros promove no próximo sábado a primeira ação de sensibilização Mass Training em Suporte Básico de Vida.

Vai ser administrada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e é destinada à população em geral, mas com algum destaque para pais e cuidadores, como explica o presidente, Sérgio Borges:

“O objetivo é sensibilizar as pessoas para o suporte básico de vida. É direcionada à população em geral, mas também para pais e cuidadores. Com aquele projeto que nós temos do kit para o bebé tivemos muita adesão, pais novos e muita natalidade aqui no nosso concelho, o que é sempre muito bom. E resolvemos fazer uma ação de sensibilização com alguns pais, também mais direcionada para as crianças.

Os princípios do suporte básico de vida para adultos e para crianças são muito semelhantes. Obviamente que algumas práticas não são iguais, mas têm bastantes pontos em comum. São esses pontos que vão estar em foco e vão ter aqueles manequins para poder experimentar.”

Serão três sessões e as vagas esgotaram há uma semana:

“Ligaram-me bastantes interessados.

Temos três turmas e estão todas completamente esgotadas há uma semana. São turmas com 12 pessoas, o que por um lado é bom, mas por outro queríamos mais. Esta é a primeira ação de sensibilização, o que também vai dar informações ao INEM o que se calhar justifica termos mais ações deste género. Em coordenação com o INEM já estamos a agendar mais ações.

Quero esclarecer que não é uma ação de formação e sim de sensibilização, por isso não tem o certificado do INEM. É um workshop de sensibilização.”

O que deve ser feito em caso e emergência médica e como realizar corretamente as manobras de suporte básico de vida em vítimas de paragem cardiorrespiratória, que é uma das principais causas de morte em todo o mundo, são algumas das noções que vão ser transmitidas nesta ação de sensibilização, que decorre já no próximo sábado no Salão da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados