GDM satisfeito com classificação de entidade formadora 3 estrelas

GDM satisfeito com classificação de entidade formadora 3 estrelas

O Grupo Desportivo Macedense voltou a ser distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora três estrelas, relativo à época 2021/2022.

O coordenador da formação do clube, André Vaz, refere que é uma classificação de “extrema importância”:

“A classificação de três estrelas para um clube como o GDM é de extrema importância pois é o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos por todas as pessoas ligadas à formação dos nossos atletas e é também um motivo de orgulho conseguirmos ser uma entidade formado com este nível no panorama nacional.”

No entanto, chegar ao patamar seguinte, as quatro estrelas parece ser, pelo menos para já, um feito difícil de alcançar, por questões externas ao clube:

“Chegar às quatro estrelas, neste momento, é praticamente impossível, não por falha nossa mas devido aos requisitos necessários para atingir esse patamar.

Os requisitos do futebol são diferentes dos do futsal.

Nesta última época, tudo aquilo que dependia diretamente do clube conseguimos cumprir, os requisitos que não cumprimos para nos permitir chegar às quatro estrelas são externos ao clube e não conseguimos controlar. Por exemplo, o facto do pavilhão ser ou não propriedade do clube faz toda a diferença em termos de pontuação.

São quatro ou cinco itens destes que não cumprimos porque não dependem de nós e é isso que nos impede de chegar às quatro estrelas.

A nossa pontuação ficou a meras décimas das quatro estrelas.”

A ausência de jogadores da formação nas seleções nacionais também é um entrave para subir o número de estrelas:

“Temos outra questão que tem a ver com a presença de jogadores da formação nas seleções nacionais e faz toda a diferença, tendo uma pontuação muito significativa.

É daquela situações que depende de nós indiretamente mas não é fácil para clubes como o GDM, do interior, ter jogadores das camadas jovens nas seleções nacionais.

Eles vão às seleções distritais, cumprem, mas o facto de irem à distrital não dá pontuação para a certificação, só quando vão à nacional.

É muito complicado para qualquer clube do distrito conseguir levar jogadores às seleções nacionais.”

O Grupo Desportivo Macedense tem todos os escalões de formação, nomeadamente petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar