Dia das Ciências despertou curiosidades no Polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

Dia das Ciências despertou curiosidades no Polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

O Polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros abriu portas à ciência com várias experiências que fizeram o gosto a quem as realizou, mas também a quem visitou.

Foram vários os jovens cientistas que participaram nas diversas experiências que escolheram mostrar, principalmente aos mais pequenos.

E ninguém melhor que os próprios para explicar o que por lá foi acontecendo:

“Estive encarregue de duas experiências, uma tem a ver com a sensibilidade do tato e a outra com o olfato no processo de degustação.

É uma experiência que até podemos fazer em casa e consiste em encostarmos várias pontas de um lápis na ponta do dedo, o que nos permite identificar o número de pontas, no entanto, em qualquer outra parte do corpo, confundimos com apenas uma.
A ciência é um mundo de novas possibilidades, melhora a nossa qualidade de vida, abre novas portas, melhora a nossa longevidade e é um caminho com infinitas possibilidades.
Fico muito feliz pela nossa escola ter esta iniciativa porque podemos sensibilizar as crianças a despertarem o interesse e a seguirem este caminho.”
“Primeiramente fizemos a cromatografia em papel e a melhor parte foi interagir com os pequeninos, pois a curiosidade deles é o que nos alegra. Mais um motivo para estar cá.”
“Fiz as duas experiências da reflexão da luz e a parte dos tendões das galinhas.”

 

A professora Carla Freitas explica que os alunos estiveram entusiasmados na preparação das atividades:

 

“Foram várias atividades nas áreas da biologia, geologia e físico-química. Tivemos alunos de terceiro, sexto e nono ano e as turmas de 10º, 11º e 12º da área das Ciências e Tecnologias a realizar as atividades durante todo o dia.

Tivemos imensos trabalhos, muita emoção e criatividade por parte dos alunos, para procurar experiências novas e muita dedicação, principalmente com os mais pequenos, que adoram.

Eles procuraram e sugeriram novas atividades para ser todos os anos diferente.

A área das ciências é muito importante pois está em todo o lado, no nosso dia-a-dia e queremos mostrar que em tudo o que fazemos existe ciência.”

 

O Dia das Ciências já é habitual no Polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros mas este ano contou com uma novidade e foi também aberto aos encarregados de educação:

 

“Este ano tivemos uma novidade que foi a ciência fora de horas.

Quisemos que os encarregados de educação viessem ver os seus educandos a realizar atividades experimentais, a ser pequenos cientistas.

A ciência fora de horas consistiu em ter os laboratórios abertos durante a noite, das 20h30 às 22h, neste dia das ciências.”

 

O Dia das Ciências aconteceu esta quinta-feira no Polo 3 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

WhatsApp Image 2023-03-30 at 16.39.39 WhatsApp Image 2023-03-30 at 16.37.15 WhatsApp Image 2023-03-30 at 16.37.22 WhatsApp Image 2023-03-30 at 16.37.38

Relacionados