Governo vai dar mais dinheiro às equipas de sapadores

O apoio financeiro do Governo às equipas de sapadores florestais vai aumentar, este ano, de 45 mil para 55 mil euros.

Esta ajuda temi também efeitos retroativos a janeiro.

A garantia é do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino:

 

“As equipas de sapadores vão passar do apoio de 45 mil que têm atualmente para 55 mil / ano. É um compromisso do Ministro do Ambiente, precisamos ultimar uma alteração legislativa que o permita, mas há o compromisso de os apoios terem efeitos retroativos a janeiro.

Isto representa um aumento de 20% no apoio às equipas de sapadores que são dois mil homens e mulheres que temos hoje no país que ajudam nessas limpezas dos proprietários e nas faixas de remoção de combustível. 

Representa mais de 20 milhões de euros por ano que o Governo investe nas equipas de sapadores, precisamente para ajudar nestas limpezas que os proprietários têm de fazer.”

João Paulo Catarino acrescentou que o Governo está disponível para ultrapassar a meta das 800 candidaturas no programa Condomínio de Aldeia, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência.

O objetivo é aumentar a segurança das aldeias em espaço florestal, alterando a ocupação do solo nos 100 metros à volta dos aglomerados populacionais.

Para já, o Governo contabiliza mais de uma centena de candidaturas executadas e mais 100 aprovadas, além de ter a decorrer até ao final do mês um aviso de candidatura de 20 milhões de euros.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)