MB WAY é o que mais cresce, mas Referência Multibanco continua a ser o mais utilizado

Com a massificação das compras online nasceram e desenvolveram-se meios de pagamento que rapidamente entraram na rotina diária dos consumidores portugueses, como é o caso do MB WAY, das Referências Multibanco e dos cartões online (MB Net, Revolut, etc.), mas qual será o mais utilizado.

De acordo com o Barómetro E-commerce da Marktest, o meio de pagamento online preferido dos e-shoppers portugueses é a Referência Multibanco.

Segundo os dados disponibilizados, com um total de cerca de 3,9 milhões de utilizadores (mais 180 mil do que em 2021), as Referências Multibanco foram o meio de pagamento online mais utilizado em Portugal ao longo do último ano.

Em segundo lugar nesta lista surge o MB WAY com 3,3 milhões de utilizadores em 2022, mais 600 mil utilizadores do que em 2021, fazendo deste meio de pagamento online o que mais cresceu durante o ano passado.

Com este crescimento do MB WAY, os mais tradicionais pagamentos por cartão de débito/crédito acabaram por serem relegados para o último lugar do pódio, ainda assim com um assinalável universo de 3,2 milhões de utilizadores.

Fora dos lugares cimeiros, mas com um número de utilizadores que mostram uma forte adesão dos consumidores portugueses às novas opções digitais, como o exemplifica os 1,8 milhões de utilizadores do PayPal, os 1,3 milhões dos cartões online MB Net ou Revolut, os mais de 500 mil utilizadores das carteiras digitais Apple Pay (240 mil), Google Pay (169 mil) e 3x 4x Oney (129 mil).

Entre o PayPal digital e os cartões online, encontra-se a transferência bancária com 1,6 milhões de utilizadores.

Para além dos dados brutos em relação ao número de utilizadores que cada meio de pagamento online consegue atrair, o Barómetro E-Commerce da Marktest dá-nos, ainda, uma preciosa informação em relação ao meio de pagamento preferido dos e-shoppers portugueses, independentemente, do meio que mais utilizam.

Ao contrário do que acontece no parâmetro “utilização”, as preferências dos portugueses vai para o MB WAY com uma quota de cerca de 1,6 milhões de consumidores.

O pódio desta rubrica é completado pelo Multibanco/Referência Multibanco com um milhão de consumidores e com a Paypal com cerca de 635 mil.

 

Uma solução de pagamentos online que vai ao encontro das preferências dos consumidores

Os dados reunidos pelo Barómetro E-Commere da Marktest são uma excelente ferramenta para que os negócios portugueses com atividade online percebam que tipo de meios de pagamentos online podem e devem oferecer aos seus clientes de modo a aumentar as suas vendas e o valor médio gasto em cada compra (ticket médio).

Esta necessidade de oferecer aos e-shoppers portugueses meios de pagamento online alinhados com as suas preferências tem um nome: REDUNIQ@Payments.

Desenvolvida pela REDUNIQ, marca da UNICRE especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento presenciais e online inovadoras, a solução REDUNIQ@Payments surge como uma resposta simples, económica e diversificada aos negócios que vendem online com ou sem site.

Na prática, esta solução chave na mão sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração vai permitir-lhe aceitar, de forma intuitiva e segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por Referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.

Através de acesso a uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, o seu negócio vai poder cobrar por link de pagamento, isto é, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente.

No momento em que o seu cliente recebe este link de pagamento, será imediatamente reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo que, em todo o processo de pagamento, não tenha qualquer tenha acesso aos dados do cartão do cliente, faceta que torna esta operação completamente segura para si e para ele.

@Payments nas encomendas online

Por exemplo, caso tenha um restaurante e queira conquistar novos clientes através da disponibilização de encomendas online, basta-lhe criar uma página numa rede social, anunciar os seus serviços e contactos e disponibilizar aos seus clientes esta solução de pagamento para que possa fazer a entrega da refeição com a segurança de que o pagamento já foi efetuado.

De igual modo, caso queira vender vestuário através do Instagram ou quer aproveitar a visibilidade e alcance desta rede social para promover a sua loja física, a solução REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe que, com uma simples mensagem via WhatsApp, por exemplo, o cliente encomende uma peça de vestuário que viu na sua página e receba de forma imediata pela mesma via o link para proceder ao pagamento dando ao negócio mais agilidade e rapidez na satisfação dos desejos dos clientes.

Fonte: UnikSEO