A exposição “Diversidade de Expressão” pode ser visitada na Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros

A exposição “Diversidade de Expressão” pode ser visitada na Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros

Como forma de celebrar o Dia do Artista Plástico, a Junta de Freguesia adotou a Exposição de Artes Plásticas denominada “Diversidade de Expressão”, do artista Daniel Matias. Esta exposição foi inaugurada no passado sábado, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.

A exposição foca-se em diversas manifestações artísticas, passando pela pintura, arquitetura, escultura e arte têxtil. Segundo Carina Lopes, a esposa do artista, Daniel Matias é um artista livre, que utiliza a arte de diversas formas.

“O Daniel é um artista que tem várias inspirações, vários momentos e acho que isso está refletido no trabalho que ele apresenta. Não há uma lógica de telas, de materiais. Ele normalmente pinta e cria em estados diferentes. Há estados de euforia, há estados de tristeza. É nisso que ele se baseia, por isso é que ele é um artista que se classifica a si próprio um artista livre. Não segue nenhuma forma de arte específica. Acho que é uma forma de expressão, uma diversidade de expressões, como o nome indica. É ele a exprimir-se nas tintas, nos materiais. Não há uma razão lógica para isto. Ele faz isto para exprimir estados de alma.”

Segundo alguns habitantes macedenses presentes na inauguração da exposição, o artista Daniel Matias é uma inspiração para Macedo de Cavaleiros e uma espécie de mentor para os jovens que querem seguir esta área.

“Arte é uma coisa muito abstrata e não vale a pena grandes formações e formatarmos as pessoas porque quando nasce, nasce. E um artista será sempre um artista com um poder intrínseco, como é o caso. Está à prova de todos o trabalho que aqui foi feito e desenvolvido. Acho que pode servir de inspiração, até mesmo para jovens artistas da terra.”

O Presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, refere que é intenção da junta dar destaque aos artistas locais:

” Mostrar e dar a conhece os artistas locais, aqueles artistas amadores, por assim dizer. Nos vários âmbitos, nomeadamente dança, escrita, pintura, neste caso artes plásticas, escultura e pintura. Já tivemos também outra exposição de pintura e desta vez escultura, pintura e artes plásticas, de alguém da casa, o Daniel. Eu acho que as pessoas vão começar a aderir e a ideia é essa, mas também dar oportunidade às pessoas que têm um hobby e têm o dom, para se chegarem à frente e também mostrarem o seu trabalho.”

A exposição pode ser visitada no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros até 18 de junho.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_4818 IMG_4820 IMG_4829 IMG_4832 IMG_4837 IMG_4847 IMG_4853 IMG_4858 IMG_4859 IMG_4864

Relacionados