Fase concelhia dos Jogos Tradicionais realizou-se no passado fim de semana em Macedo de Cavaleiros

A Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, em Macedo de Cavaleiros, voltou a integrar a fase concelhia dos jogos tradicionais.

Francisco Ventura e Carlos Gomes foram os campeões do fito:

“Ganhei a prova distrital o ano passado, em 2022, fiquei em 4ºlugar, em Bragança.” “É sempre bom, traz gente para Macedo.” “Sim, é bom, faz lembrar os Jogos Tradicionais.”

A fase concelhia incluiu cerca de 10 modalidades e de acordo com Rui Vilarinho, Vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a promoção dos jogos tradicionais tem como objetivo a integração e o convívio entre a população:

“Acima de tudo, no meu conceito, o mais importante é a forma de socializar, de estarmos juntos, de partilhar ideias, hábitos, além da competição desportiva que também é muito interessante, temos a questão do convívio. Para quem esteve foi um dia extraordinário, de dinâmicas maravilhosas e de convívio.”

Contudo, este ano, a adesão foi inferior ao esperado:

“Efetivamente, o estádio esperava uma adesão maior. Também foi sábado de manhã e o caminho faz-se caminhando e nós vamos refletindo sobre as coisas que fazemos bem e as coisas que fazemos menos bem e parece-me que iniciar os Jogos Tradicionais ao sábado de manhã eventualmente pode ser um começo menos bom, porque as pessoas nesta fase do ano têm muitas atividades agrícolas e poderão não estar disponíveis. Apercebi-me isso no período da tarde, que houve muita gente que disse que gostava de participar mas no período da manhã não podia porque tinha as suas atividades. Iremos alterar isso, paulatinamente vamo-nos adaptando àquilo que também são os interesses e as disponibilidades das pessoas. Pretendemos também face ao investimento que fazemos, que seja mais abrangente e que ganhe escala.”

Os campeões das modalidades em disputa, vão participar da fase distrital.

 

Escrito por ONDA LIVRE