Quantidade e qualidade da cereja garantidas na feira dedicada ao fruto, este fim de semana em Lamas

Quantidade e qualidade da cereja garantidas na feira dedicada ao fruto, este fim de semana em Lamas

Durante o próximo fim de semana, a freguesia de Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, vai promover a Festa e Feira da Cereja, como já costuma ser habitual.

A localidade é considerada a “aldeia cereja”, por ser onde se concentra a maior produção do fruto em Trás-os-Montes, e este ano a qualidade é boa, um nível elevado de doçura e um bom calibre, segundo Leonardo Vila-Franca, Presidente da Junta de Freguesia de Lamas:

” Muita cereja! Esta é a primeira campanha, como nós lhe chamamos e correu muito bem. Vamos iniciar a segunda, portanto, não vão faltar cerejas no próximo fim de semana. Só uma determinada variedade é que foi um bocado afetada devido às chuvas tardias. As chuvas vieram em boa altura para outras culturas, para a cereja é que não. A produção dessa variedade baixou cerca de 50% mas as outras estão perfeitamente normais. O calibre da cereja é muito bom, grande e com muita doçura. Quanto mais água tiver menos doce é, portanto, elas foram criadas praticamente sem água.”

Lamas é uma aldeia com um elevado número de produtores e este ano conta com cerca de 250 toneladas de cereja:

“Este ano temos 250 toneladas, mais coisa menos coisa, no total da freguesia. Não se pode perguntar quantos produtores. Toda a gente tem cereja, uns mais, outros menos, e nesta altura andam todos a ela.”

Contudo, a falta de água é vista como um problema para a produção e Leonardo Vila-Franca, em conjunto com a Junta de Freguesia, pretendem tomar medidas acerca deste problema:

“Há novas plantações e ainda havia mais se houvesse água.

Entretanto já tenho sinalizado um projeto de um regadio próprio para aproveitamento de águas, de antigas captações da aldeia, que gostaríamos de conseguir candidatar norqueo próximo quadro comunitário, visto que já estamos a ser reabastecidos pela água da Barragem do Azibo. Portanto, queremos aproveitar a nossa água, para criar um canal próprio, pois se tivéssemos água a produção duplicava.”

Este ano, a Feira da Cereja conta com cerca de 15 expositores, dos quais se destacam as cerejas, o mel, os queijos, os vinhos e os licores.

Na animação está em destaque o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre, com a subida ao palco de Micael Vingança, Cristina Ardison, Irmãos Morais e Concertinas e Grupo Renovação 3.

Ao longo do fim de semana, a festa disponibiliza atividades de Show cooking, concursos de sobremesas e cerejas e uma caminhadas durante a manhã de domingo.

Para que a aldeia de Lamas passe a ser denominada oficialmente “aldeia cereja” falta apenas a certificação e a resolução das questões burocráticas, que já se encontram em resolução.

Escrito por ONDA LIVRE

344080766_1081924392767016_7998746709094878909_n

Relacionados