Ação de sensibilização da GNR nas paredes da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros

Ação de sensibilização da GNR nas paredes da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros

No âmbito do programa Escola Segura, a GNR inaugurou esta quinta-feira os murais pintados nas paredes da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros, no polo 2.

Esta ação de sensibilização teve como temática “ Um mundo melhor nas tuas mãos” e o seu principal objetivo foi alertar as crianças para certos comportamentos em âmbito escolar.

O Cabo- chefe Gil Teixeira explica o intuito desta ação:

” O que pretendemos é que fiquem os temas escritos naquele mural e que as crianças todos os dias possam visualizar as palavras que lá estão, para melhorarem o comportamento deles a nível escolar. São temas que nós temos verificado que têm vindo a aumentar no seio da comunidade escolar. A nossa mensagem é “um mundo melhor”, que evite aumentar aqueles temas e aqueles problemas que temos a nível escolar e que está nas mãos deles mudarem o comportamento deles e mudarem o mundo para um mundo melhor.”

O Cabo-chefe acredita que os murais vão ter um grande impacto nas crianças, não só por terem sido inaugurados no Dia da Criança, mas sobretudo pela curiosidade e entusiasmo visível nas crianças ao longo do processo.

” Ao longo destes 15 dias que nós estivemos aqui a pintar o mural verificamos nas crianças que eles tinham, todos os dias, um interesse em saber qual era a próxima etapa na próxima parede. Eles interagiram connosco e no dia em que eles colocaram as mãos no mural, com tinta, estavam todos entusiasmados. De uma certa forma, acho que vai melhorar o comportamento deles. Nos também aproveitamos para que fosse hoje um dia memorável para eles, também para nós porque nos sentimos orgulhosos daquilo que nós fizemos. E saber que eles interferiram connosco e com o mural mostra uma ligação próxima com eles. Penso que vai ser um dia memorável para eles, não só pelo facto de ser o Dia da Criança.”

Algumas crianças mostram a opinião relativamente à iniciativa e entendem a mão pintada na parede como um símbolo de promessa:

” É uma boa ideia porque hoje é o Dia da Criança e a GNR pintou aquela parede para as crianças se portarem bem. Quem meteu lá a mão prometeu não fazer bullying.” “Assim não há bullying, nem ódio, nem discriminação. E também vamos fazer um mundo melhor pouco a pouco.” “A parede está bonita e com as mãos não podemos fazer mais lixo.”

As frases presentes nos murais alertam as crianças para o combate ao bullying, poluição, ódio e discriminação.

 

Escrito por ONDA LIVRE

 

IMG_5054 IMG_5024 IMG_5046 IMG_5047 IMG_5052

Relacionados