A criação do Estatuto do Antigo Combatente foi um sinal de respeito moral, da parte do Governo, no entanto, continuam a faltar os direitos materiais, no que diz respeito ao complemento especial de pensão e à saúde.
“Há uma lei de 2002 que estabelece direitos aos combatentes, no sentido de receber um suplemento especial de pensão, um acréscimo vitalício de pensão ou um complemento de pensão, conforme os casos. Mas em 2009, o Governo resolveu reduzir isso praticamente para zero, pois com a aplicação do IRS há gente que passa de escalão e há quem receba 70 e tal euros por ano, por ter andado dois anos aos tiros em Angola, Moçambique ou Guiné.
A direção central da Liga dos Combatentes luta por isso há 3 anos, pois imediatamente após ter saído o estatuto, se entendeu que dele não constava nenhuma medida que dissesse respeito à saúde, apenas se referiam à taxa moderadora, que todos hoje têm e, por isso, não é um direito dos combatentes.Do direito conquistado em 2002 também tem zero.”
“Estamos a lutar para que isso seja alterado, mas têm de nos ouvir urgentemente, pois esta gente, daqui a 20 anos, já cá não está. A justiça não é para ser feita depois de se ter colocado terra em cima.
É urgente rever o estatuto do antigo combatente, no que diz respeito ao reconhecimento material dos combatentes. Essa é a nossa luta fundamental.”
“O protocolo dizia que quando a Câmara Municipal precisasse das instalações nós teríamos de sair.
Assim fizemos e fomos para o meu escritório, mas com a garantia de que mais tarde nos arranjavam instalações.Há boa vontade mas, por vezes, não há oportunidade.Agora espero que o vice-presidente da Câmara cumpra, que é o que nós precisamos.”
“Temos de nos articular com o Núcleo de Combatentes, para saber qual é a necessidade em termos de espaço.
Eles tinham uma sede localizada no Mercado Municipal, cuja obra ainda está em curso, iremos aguardar o seu término para depois, ponderadamente, sempre em consonância com o interesse deles, colaboramos e ajudarmos, no sentido de arranjar um espaço digno, pois todos eles merecem muito.”




