A Rota do Petisco está de regresso para mais uma edição. A partir de sábado, e ao longo de todo o mês, mais de 20 cafés e restaurantes de Bragança têm um petisco e uma bebida, por seis euros.
O “Petisq’Aqui” surgiu em 2020 para ajudar a restauração a ganhar um novo animo, já que a pandemia obrigou ao encerramento dos espaços. A iniciativa, da responsabilidade da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, continua de pé porque, segundo a presidente, Maria João Rodrigues, tem tido bastante sucesso.
“Acontece sempre no período de verão, normalmente durante o mês de julho, porque estamos em época quente, de calor e esplanadas e os consumidores gostam de usufruir das esplanadas com colegas, amigos e familiares. Quem vai a um, depois quer provar os outros e há quem faça a rota completa.”
A cada edição a rota vai ganhando mais espaços. Os empresários não querem perder a oportunidade de atrair clientes.
“Temos mantido quase sempre uma tendência ascendente. No primeiro entre 15 e 18 aproximadamente, no segundo entre 18 e 20 e este ano temos mais de 20 associados que vão fazer a rota do petisco connosco. As empresas só têm a ganhar, porque é um evento que os empresários gostam de aderir e o feedback é sempre muito positivo. No final até passamos um questionário e falamos com as empresas que se associaram. Às vezes temos que prolongar durante o mês de agosto a rota, como aconteceu o ano passado.”
O preço dos petiscos e das bebidas aumentou. Passou-se de cinco para seis euros. Ainda assim, a ACISB considera que as pessoas vão continuar a aderir em força.
“O preço dos petiscos aumentou 1 euro, dado que a matéria-prima está muito mais cara. Aumentou e ajustou-se e 1 euro não é um valor muito significativo, não será por aí que se afastarão os clientes. Até porque no ano anterior já nos disseram que 5 euros era um preço barato e que algumas pessoas acabavam por sair jantadas dos petiscos que algumas empresas apresentavam.”
Este ano, quem participar na Rota do Petisco habilita-se a ganhar uma mensalidade grátis em alguns ginásios à escolha de Bragança.
Foto: Rádio Brigantia
Informação CIR (Rádio Brigantia)

