Está a decorrer a 1º edição do Torneio de Futsal Zona Nascente em algumas aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, organizada pelos Presidentes da Junta de Freguesia das aldeias em questão.
Ramiro Valadar, Presidente da Junta de Freguesia de Morais, que recebe o torneio este fim de semana, encara este torneio como um benefício para a zona nascente:
” Foi com a intenção de trazermos alguma animação às aldeias nos fins-de-semana. Esta ideia surgiu num grupo de amigos durante um jantar. Acho que esta ideia é benéfica para a Zona Nascente e isto sim, é um torneio de freguesias.”
As equipas foram constituidas entre a população das freguesias, para que estas se envolvam e participem no torneio:
“As equipas só podem integrar as pessoas da freguesia. Os residentes ou pessoas que casaram na freguesia ou filhos de alguém da freguesia. Não pode ser ninguém federado, não pode pertencer de fora das freguesias. Foi essa a nossa ideia porque o torneio é para que as pessoas da terra e da freguesia participem. Porque nos queremos que seja um torneio de freguesias e assim é um torneio de freguesias.”
Face ao êxito do primeiro jogo do torneio é esperada a participação de outras freguesias no próximo ano.
Futuramente, fala-se na possibilidade da inclusão de mais modalidades:
“Teve início no fim-de-semana passado e correu muito bem. Este fim-de-semana vai ser na aldeia de Morais, onde estamos a preparar tudo para receber as pessoas que queiram vir ao torneio, sejam elas da freguesia ou não, porque o torneio está aberto a toda a gente. A nossa ideia é que este torneio para o ano se alargue mais pelo concelho e penso que isso vai acontecer porque outras freguesias já tentaram falar connosco para no próximo ano pertencerem a este torneio. Também já temos a ideia de, futuramente, alargar para outros desportos.”
O primeiro jogo decorreu no sábado passado na aldeia do Lombo, este sábado vai decorrer o segundo em Morais. Seguem-se os jogos em Peredo, dia 22, Chacim, dia 29 e Lagoa, dia 5.
Fotos: Freguesia do Lombo
Escrito por ONDA LIVRE


