O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros vai jogar a primeira jornada do Campeonato da Divisão de Honra da AF de Bragança em casa com o Rebordelo.
O sorteio, que aconteceu ontem, ditou que o emblema de Macedo vai defrontar o segundo classificado da temporada anterior, com o qual conseguiu um empate e uma derrota nas duas jornadas.
Para o treinador, Nuno Fernandes, é bom começar com uma equipa forte e está convicto de que vão conseguir os três pontos no primeiro jogo da época:
“Em termos práticos é bom iniciarmos com uma equipa forte e em casa, até porque vamos estar despertos para o que o jogo nos possa oferecer.
É bom iniciarmos com o nosso público a dar-nos força e acredito que, apesar de ser difícil, vamos levar de vencido o primeiro jogo, o que, certamente, nos dará algum balanço para o que vem depois no restante campeonato.”
Quanto ao jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça Distrital, que se disputa a 15 de outubro, o CA Macedo também joga em casa, com a equipa dos Estudantes Africanos de Bragança.
O técnico acredita que será um encontro difícil que vai exigir atenção:
“É um adversário que, ano após ano, altera muito os planteis. Uns anos tem uns atletas, em outros anos tem outros, muitas vezes com características totalmente diferentes.
Temos de estar atentos, apesar de ser em casa, e despertos pois certamente que será um adversário difícil, como todos os que iremos defrontar ao longo do ano desportivo.”
Ficaram isentos da primeira eliminatória as equipas do Carção, Moncorvo, Bragança e Vila Flor SC.
O campeonato este ano conta com 12 equipas, o mesmo número do ano passado, com destaque para a estreia do FC Leão Negro, de Vila Flor, e para o regresso do GD Cachão. O GD Bragança também disputa esta temporada o campeonato distrital, depois de ter descido dos nacionais. O Lusos Macedo de Cavaleiros SAD não vai participar no campeonato, assim como o Forte Carrazedense.
António Ramos, presidente da AF de Bragança, espera que este número de equipas se mantenha, mas teme que problemas como a baixa densidade populacional e os fracos recursos financeiros de algumas equipas possam tornar os campeonatos menos competitivos:
“Há vários fatores, como a diminuição drástica da densidade populacional e a grande dificuldade de termos jogadores para preencher as equipas. Mas se cada sede de concelho tiver uma equipa forte, temos 12 permanentemente e consolidadas.
Mas temos de ver outra coisa. As autarquias são quem suporta todo o tecido desportivo distrital, em zonas de menor densidade populacional. Têm um papel importante mas os orçamentos das autarquias, pontualmente, começam cada vez mais a diminuir, o que faz com haja uma grande dificuldade na participação das nossas equipas nos nossos campeonatos.Se o grande patrocinador das equipas, que são as autarquias, começarem a diminuir os orçamentos, torna-se muito mais difícil esta competitividade.”
O Campeonato da Divisão de Honra da AF de Bragança arranca a 24 de setembro.
Também ontem decorreu o sorteio do Campeonato Distrital de Futsal da AF de Bragança, que conta com 11 equipas.
O ACRD Ala inicia a competição a jogar fora, com o Vimioso, no dia 29 de setembro.
Quanto à Taça Distrital, joga a primeira eliminatória em casa com o Moncorvo, a 20 de outubro.
Escrito por ONDA LIVRE
Fotos: Susana Madureira