Ação de formação com a temática “Violência contra pessoas idosas e prestação de cuidados” está a decorrer em Macedo de Cavaleiros

O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolheu uma ação de formação com a temática “Violência contra pessoas idosas e prestação de cuidados.”

A ação foi realizada no âmbito do projeto Portugal Mais Velho, promovida pela APAV e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a colaboração do Município de Macedo de Cavaleiros.

O objetivo passou por promover mudanças relativamente ao envelhecimento e alertar para situações onde exista violência contra idosos, refere Tomás Grencho, formador do projeto Portugal Mais Velho:

” Tem como objetivos centrais a promoção de mudanças de políticas relativas ao envelhecimento, uma vez que os direitos humanos das pessoas idosas nem sempre são devidamente tidos em conta no desenvolvimento da legislação nacional. Mas, acima de tudo, é importante promover a consciencialização pública acerca desta temática, onde são abordados vários pontos, nomeadamente compreender aquilo que é a violência contra pessoas idosas, de que forma podemos sinalizar, prevenir e intervir nas mesmas.”

As diferenças de relacionamento com os idosos, no litoral e no interior do país foi um dos tópicos abordados:

” Nesta ação de formação contamos com 17 inscritos. O grupo de formandos é multidisciplinar, composto por pessoas do município, da segurança social e de outras instituições e isso contribui para que existam vários momentos de partilha, que acabam por se tornar enriquecedores para o formador e para os formandos. Também se falou num tema muito importante, as diferenças na forma de ver um idoso no interior e no litoral. A densidade geográfica que existe no interior e no litoral pode ser criadora de dicotomias na forma como as pessoas idosas são vistas, a integração das pessoas em redes de apoio, seja a nível de centro de saúde ou apoio comunitário e isso pode ter implicações a nível de situações de violência.”

Sónia Salomé, vereadora do Município macedense, considera que esta ação é uma oportunidade para os cuidadores profissionais, na tentativa de ajudarem os idosos a serem mais autónomos:

” É uma ação única no distrito de Bragança e até ao final do ano vão fazer outra em Valpaços, no distrito de Vila Real. Quando esta proposta nos foi dada a conhecer quisemos aproveitar a oportunidade até porque a nossa comunidade está envelhecida. Também permite tornar as pessoas mais autónomas e os cuidadores profissionais são pessoas muito importantes para garantir esta autonomia dos idosos. É uma formação para os cuidadores, mas também é uma mais-valia para os dirigentes e responsáveis das várias instituições de Macedo de Cavaleiros.” 

A formação começou ontem e continua durante o dia de hoje, com 17 participantes.

 

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_8182 IMG_8184 IMG_8186 IMG_8188