O Macedense / Doolibar Sociedade Oleica vai este sábado disputar a jornada seis do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal a casa do oitavo classificado da tabela da Série A, os Amigos de Cerva.
Ainda sem qualquer ponto esta época, Costinha espera um jogo equilibrado entre “duas equipas que se conhecem e têm as mesmas ambições”.
Apesar do objetivo ser a manutenção na II Divisão, o que se disputa apenas na II fase, o técnico do GDM diz que é preciso começar a vencer agora para mostrar que a equipa é competente:
“É necessário vencer para que o GDM se torne uma equipa confiante para a segunda fase e para os jogadores começarem a trabalhar sobre vitórias, o que dá outro ânimo.
A partir deste sábado cada jogo conta e é preciso ganhar para criar confiança, acreditar no processo e também para que consigamos perceber se é este o plantel ideal para a segunda fase, sendo que estamos certos que acreditámos nas pessoas certas para nos levarem à manutenção. A pressão dos pontos e dos resultados coloca-se e nestas duas jornadas tem de haver pontos, caso contrário significa que alguma coisa não está tão certa.Agora trata-se do GDM ter de ter pontos porque tem de provar que é competente. Se não provar isso agora começa tudo a ficar em causa, se a equipa tem competências para lutar pela manutenção na segunda fase.Há competência ou não há, e caso não haja é preciso avaliar o que é preciso fazer para melhorar para a fase seguinte.”
No entanto, Costinha lembra que atual situação do GDM, que chega a meio da primeira fase sem pontos, não é novidade:
“O GDM sabia que as primeiras cinco jornadas eram com equipas muito difíceis e que se ganhasse alguns pontos poderia dar ânimo para procurar espreitar a possibilidade dos quatro primeiros lugares, mas também tínhamos a plena certeza de que poderia acontecer isto.
Se o GDM conseguir trazer a vitória no sábado dos Amigos de Cerva fica com os mesmos pontos do ano passado à mesma jornada, sendo que o grau de dificuldade dos cinco primeiros jogos desta época, comparados com os do ano passado, é muito diferente.
Não é nada de novo este panorama, sendo que eu ainda hoje não vi nenhuma equipa que dissesse que foi claramente superior ao GDM e que não pudesse ter sido vencida. Daí o amargo de boca destas primeiras cinco jornadas.”
Quanto ao plantel, há dois atletas com limitações físicas e ainda não é certo se recuperam a tempo do jogo.
O encontro tem hora marcada para as 17h no Pavilhão Gimnodesportivo de Cerva.
Escrito por ONDA LIVRE