Representantes de 18 municípios portugueses estiveram a semana passada em Cabo Verde para reforçar laços de cooperação.
Os municípios que compõe a DESTEQUE (Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Alfândega da Fé) também marcaram presença, integrando a comitiva que organizou o encontro na cidade da Praia, onde foram recebidos no Palácio do Governo, tiveram várias reuniões com vários ministros e marcaram presença na Feira Internacional de Cabo Verde, com o pavilhão Terras da Lusofonia. Foi ainda feita uma visita ao Instituto Jean Piaget da capital cabo-verdiana.
Momentos de partilha e cooperação, tendo sido um dos objetivos captar mais alunos para Portugal, como explica o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues:
“Sendo um momento não só de partilha, visa também a cooperação.
Temos uma representação enorme de estudantes cabo-verdianos no distrito de Bragança e o objetivo foi também haver aqui alguma captação.
Há uma série de ligações que temos em comum e, quem sabe, talvez captar estudantes também para Portugal, para o nosso município e para Bragança, onde já tem sido feito esse serviço.”
Outro dos objetivos deste encontro foi abordar possíveis geminações entre municípios portugueses e cabo-verdianos, o que também poderá vir a acontecer novamente com o de Macedo de Cavaleiros, embora o autarca dê a saber que, neste momento, há um processo mais adiantado para estabelecer geminação com o município francês de Sarlat-la-Canéda:
“Além daqueles municípios que têm já geminação, como é o caso do nosso, que está geminado com a Ilha do Sal, o objetivo é haver outros municípios a constituir outras.
Há solicitações de vários municípios cabo-verdianos que querem geminar com os nossos municípios.
O que posso dizer é que a única visita semioficial aconteceu com o município da Cidade Velha – Ribeira Grande, com o qual temos já uma relação interessante porque já nos visitaram e já houve intercâmbio cultural.
No entanto, a nossa prioridade agora é dar continuidade a uma geminação com o município francês de Sarlat-la-Canéda, com o qual estamos a avançar bastante. É um município que tem uma comunidade portuguesa muito importante, com cerca de 1000 portugueses, e temos muita coisa em comum.
Eventualmente aqui em Cabo Verde poder-se-á proporcionar termos uma segunda geminação.”
Quanto a relações comerciais, o autarca aponta algumas áreas a explorar:
“Há sempre um potencial pois os portugueses têm a grande quota da comercialização aqui em Cabo Verde.
Na feira internacional apercebi-me que as metalurgias e os sistemas de alumínios têm lugar.
Depois há outras possibilidades de comércio, como é exemplo a Madeira que está a apostar forte numa relação de comércio de produtos do mar.”
A visita desta comitiva a Cabo Verde decorreu de terça-feira até ao fim de semana.
Foto: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE