Perto de 300 alunos de Macedo de Cavaleiros receberam ontem a iniciativa “Tardes da Matemática”

Perto de 300 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros receberam a iniciativa “Tardes da Matemática”, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática há mais de 20 anos e que a delegação do Norte resolveu, mais recentemente, alargar às escolas que o requisitarem.

Durante as sessões, o objetivo é estimular não só alunos mas também a população em geral para a matemática, como explica Paula Madeira, representante da Direção da Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Matemática:

“Cada palestra tem uma área diferente.

A ideia é ver a importância da matemática e de que forma ela se liga com outras áreas do saber, mas também com o mundo que nos rodeia. Trata-se de desmistificar a matemática e fazer o apelo ao pensar. Pelo menos durante as sessões, eles vão pensar, ter a possibilidade de questionar e depois pôr em comum aquilo que precisam de esclarecer com o orador.

Tem sido muito positivo.”

Esta foi a segunda vez que Macedo de Cavaleiros recebeu a iniciativa, que este ano teve como tema “Matemática e a sétima arte”.

Para a Coordenadora da Área Disciplinar de Matemática, Manuela Cordeiro, esta é uma forma de estimular para a disciplina, com aplicações práticas do dia-a-dia:

“Para mostrar que a matemática é aplicada em várias situações, neste caso até no cinema.

Um dos objetivos desta atividade, que está inserida no plano de atividades anual da escola, é incentivar mais o gosto pela matemática e é destinada também à comunidade em geral, embora o horário seja mais difícil para quem trabalha.”

No ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Macedo, a também professora dá a saber que, no geral, os resultados a matemática não têm sido maus:

“Se falarmos a nível do secundário, acho que as notas se vão mantendo. Acho que tiram bons resultados, se calhar quem vai para a área da matemática é porque, normalmente, já tem objetivos bem definidos. As notas têm sido razoáveis, em relação às outras disciplinas.”

Cada escola que requisite as “Tardes da Matemática” recebe a iniciativa uma vez por ano.

Em Macedo de Cavaleiros, decorreu ontem a primeira do ano de toda a zona Norte.

Escrito por ONDA LIVRE

 IMG_8853 IMG_8841