Tomar a decisão de entregar o seu carro antigo para a retoma ao comprar um novo poderá constituir-se como algo de particularmente desafiante; contudo, tendo ao seu dispor opções como um crédito automóvel, que tornam a aquisição de um automóvel cada vez mais acessível, torna-se fundamental compreender as vantagens e desvantagens da retoma do seu carro.
Nesse sentido, este artigo abordará questões essenciais relativamente a comprar um carro com retoma, procurando ajudá-lo a determinar se este método é, efetivamente, a escolha certa para si.
O que é a retoma de um carro?
Ao decidir entregar o seu carro para retoma aquando da compra de uma nova viatura, está, essencialmente, a proceder a uma transação financeira, uma vez que está simultaneamente a vender o seu atual automóvel ao stand ou concessionário e a adquirir outro, independentemente de querer comprar um carro novo ou usado.
Este processo é, por conseguinte, algo de diverso da venda do seu veículo a um comprador particular.
Prós da retoma do seu automóvel antigo
Conveniência e poupança de tempo
O processo de retoma do seu carro é bastante simples e direto, eliminando quaisquer necessidades de colocar anúncios online, negociar com potenciais compradores ou tratar de papelada.
O stand ou concessionário resolve todos estes aspetos, proporcionando-lhe uma experiência totalmente livre de preocupações.
Transação imediata
O processo de retoma permite-lhe vender o seu veículo na hora; esta rapidez burocrática torna-se particularmente benéfica na eventualidade de ter de adquirir uma nova viatura por uma questão de alteração do seu padrão de vida ou exigências profissionais.
Aspeto financeiro
A retoma do seu carro antigo pode, por vezes, compreender algumas vantagens financeiras, nomeadamente, um desconto imediato aplicável ao preço de venda ao público do automóvel que pretende comprar.
Além do mais, a entrada inicial (dependendo do valor comercial do seu veículo usado, claro está) poderá ser mais reduzida, uma vez que a retoma já cobre parte do valor do carro novo.
Contras da retoma do seu automóvel antigo
Potencial desvalorização
Muitas vezes, o valor da retoma da sua viatura é substancialmente mais baixo quando a vende a um stand ou concessionário do que a um comprador particular – isto porque o primeiro tem a necessidade de lucrar quando, posteriormente, proceder à revenda do seu veículo antigo.
Margem de negociação limitada
Disponibilizar o seu automóvel para a retoma poderá limitar a sua capacidade de alcançar o melhor negócio, considerando que a venda a um particular permite-lhe basear o preço que definir no respetivo valor comercial.
Complexidade financeira
É fundamental que tenha em conta as taxas de juro, bem como os termos e condições do financiamento aquando da retoma do seu veículo antigo; por vezes, o valor da retoma poderá contribuir para taxas de juro mais elevadas ou termos desfavoráveis, o que acaba por lhe custar muito mais a longo prazo.
Retoma vs. venda a um particular: aspetos a considerar
Controlo sobre a venda
A venda do seu automóvel antigo a um comprador particular permite-lhe obter controlo total sobre o preço de venda, assim como o processo transacional.
Contudo, é necessário despender mais tempo, esforço e, eventualmente, custos adicionais no que diz respeito à preparação da viatura para a respetiva venda e à sua publicitação.
Risco e responsabilidade
Uma venda a um particular compreende encontrar-se com estranhos, tratar de toda a documentação e lidar com questões pós-venda, como queixas da parte do novo proprietário.
Todas estas questões contribuem para o aumento da complexidade do processo e potenciais implicações legais.
Venda diferida vs. venda imediata
Vender a um particular confere-lhe a oportunidade de poder cobrar um valor ligeiramente mais elevado, embora o processo possa alongar-se, enquanto a retoma da parte de um stand ou concessionário proporciona-lhe resultados imediatos, mas com um valor inferior.
Decisão final: retoma do seu carro antigo na compra de um novo
Uma vez pesados os prós e os contras, a retoma do seu veículo antigo torna-se uma opção atrativa para quem procura conveniência e rapidez.
Contudo, se a sua prioridade é obter um retorno financeiro mais avultado, talvez queira optar por vender a um particular.
De forma a conseguir decidir-se, há que, primeiro, avaliar as suas circunstâncias pessoais, a sua situação financeira e o valor comercial do seu veículo.
Em resumo
A retoma do seu carro antigo na compra de um novo é uma decisão significativa que requer uma ponderação cuidada de múltiplos fatores.
Quer opte por comprar um carro com retoma quando quiser trocar um carro usado por um novo, quer pretenda vender o seu veículo a um particular, é essencial que conheça as implicações de cada uma destas decisões.
Lembre-se sempre de que opções como um crédito automóvel facilitam a compra do seu novo carro, facilitando ainda mais a sua escolha final.