Associação de Municípios do Baixo Sabor vai apoiar empreendedores que queiram criar o seu negócio no território

A Associação de Municípios do Baixo Sabor está a reativar a rede de empreendedorismo destinada aos municípios que a integram, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé.

Tem como parceiros o Instituto Politécnico de Bragança e a empresa Movhera, concessionária das barragens do Baixo Sabor e Feiticeiro, esta última que financia o projeto, nesta primeira fase com 65 mil euros, que serão investidos na capacitação, educação e formação de novos empreendedores, que pretendam criar o seu negócio nestes quatro concelhos, como explica Vítor Sobral, da Associação de Municípios do Baixo Sabor:

“As pessoas candidatam-se e vão ter capacitação gratuita, por isso é que vamos gastar 65 mil euros. Vão saber elaborar e o que é um plano de negócios, vão também saber e ter capacitação para fazer estudos de mercado para qual será o melhor segmento para a sua empresa, para entrarem no mercado e não terem dificuldades.
Se houver necessidade vamos ajudá-los a fazer candidaturas e a procurar programas de financiamento nos quais possam candidatar a sua empresa e negócio, para começar a exteriorizá-lo, nacional e, se for necessário, internacionalmente.
O que vamos garantir é que estaremos ao lado do empreendedor durante o percurso, desde o início até à criação da empresa e após a criação desta.
Juntamente com o IPB queremos gerar novas dinâmicas económicas, trazer novos projetos e ter novos empreendedores, independentemente das idades.”

Não há limite de idades e qualquer área de negócio é aceite:

“Cada empreendedor é um empreendedor, cada pessoa tem uma ideia e nós o que podemos fazer é, em rede, com todos os empreendedores dos quatro municípios, visto que em determinados momentos estaremos todos juntos, podemos ajudá-los a ajustar ou reajustar aquilo que é a sua estratégia do seu produto diferenciador. Se todos pudermos colaborar para que tenhamos, e o território tenha, mais produtos diferenciadores, que possam entrar no mercado e ter sucesso, quer dizer que vamos manter pessoas no território e gerações vindouras poderão ter também o seu negócio aqui.”

A rede foi apresentada ontem, pela primeira vez, em Macedo de Cavaleiros e contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que considera que esta rede vai ao encontro de uma das maiores carências do interior, a falta de emprego:

“Eu considero que este tipo de iniciativas é do mais estruturante que se pode fazer no interior pois permite atrair novas oportunidades de investimento que criam emprego, que é o que precisamos nos territórios do interior, oportunidades de emprego e emprego qualificado, cujo trabalho resulte em impacto para o território e em geração de riqueza e valor.”

A Secretária de Estado recorda que há vários programas de apoio financeiro para a criação de empresas e contratação de pessoas:

“Um dos grupos destinatários mais importantes em termos de fundos europeus, nomeadamente os regionais, tem sido as empresas e também os apoios à contratação de emprego. Portanto, o Portugal 2030 tem apoios para o microempreendedorismo, para empreendedorismo qualificado e para investimento empresarial, mas também de apoio à contratação de pessoas.

Por exemplo, os programas do + CO3SO Emprego ou de apoio à contratação de recursos humanos altamente qualificados existem, estão abertos e, mais uma vez, também para territórios do interior, em exclusivo e com dotação reservada.”

Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo de Cavaleiros, vê neste projeto uma mais-valia para tornar o território do Baixo Sabor mais atrativo:

“É uma oportunidade de poder criar as suas próprias empresas sem sair do território, torná-los mais atrativos, porque muitos destes jovens não são de cá e, desta forma, nós conseguirmos criar aqui um equilíbrio demográfico, uma dinamização económica diferente, novas empresas e empresas inovadoras, que é o que nós queremos, para criar uma oportunidade para que o território não definhe.”

As incrições para a Rede de Empreendedorismo dos Lagos do Sabor abrem no final de janeiro.

Na próxima semana será apresentadas nos restantes municípios.

Escrito por ONDA LIVRE

 IMG_8892 IMG_8885IMG_8887