Mais de 70 grupos rumam este sábado a Bemposta para o Encontro de Rituais Ancestrais (Mogadouro)

Mais de 70 grupos rumam este sábado a Bemposta para o Encontro de Rituais Ancestrais (Mogadouro)

No próximo sábado, a aldeia de Bemposta, em Mogadouro, vai receber mais de 700 mascarados que vão participar no quarto Encontro de Rituais Ancestrais.

São 73 grupos de Portugal, Espanha, Itália e Bulgária.

Amélia Folgado, presidente da Maschocalheiro, entidade promotora do evento, diz que esperam a visita de milhares de pessoas:

“Esperamos à volta de cinco mil pessoas.

Virão 73 grupos. Algumas aldeias já tinham perdido as suas tradições e desde que começámos nós a fazer este evento, começaram a levantá-las novamente, o que é bom.
Temos um mercado de rua também, que abre logo às 10h com comida e todo o tipo de coisas para vender, como produtos regionais e máscaras.

O ano passado eram 30 expositores e este ano são mais de 50.”

Uma das vontades da associação e da autarquia de Mogadouro é que o Encontro de Rituais Ancestrais de Bemposta seja reconhecido como Património Imaterial da Humanidade e, nesse sentido, estão a dar início a uma candidatura, refere o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel:

“Fazemos uma grande aposta neste evento, para o qual também estamos a dar início a uma candidatura para que seja considerado Património Imaterial da Humanidade, tornando-o num dos eventos que constará e fará parte do cartaz turístico da região.

Recebemos da Maschocalheiro a intenção de seguir esse caminho e a Câmara disponibilizou-se para patrocinar toda a parte burocrática que é necessária.
Este evento tem vindo a ganhar uma dimensão extraordinária, com uma participação bastante grande que assenta nas tradições que esta freguesia tem mantido vivas ao longo dos tempos, que é o Chocalheiro de Bemposta.
Não pretendemos concorrer com os Caretos de Podence mas queremos e estamos certos de que é um evento que vai ombrear com outros desta natureza que correm na região.”

O investimento que a autarquia faz neste evento não é significativo para o retorno económico que leva ao concelho e aos vizinhos:

“O retorno sem dúvida que é significativo.

O investimento não é invulgar uma vez que Bemposta possui um pavilhão com condições razoáveis para acomodar parte do evento, o Município também dispõe de equipamentos que afeta ao evento, para além da componente financeira que ronda os 15 mil euros.
Só para acomodar estes cerca de 70 grupos e acompanhantes, naturalmente que vai absorver parte da hotelaria. Aquilo que nos chega é que vem muita gente de fora que vai procurar alojamento nos turismos locais e rurais que o concelho dispõe, e também costuma ocupar outros concelhos vizinhos, como Miranda do Douro e Alfândega da Fé.
É um evento que transporta muitas pessoas para a região que vão ter necessidade de comer e, eventualmente, dormir.”

Às 10h é inaugurado o Mercado dos Produtos Tradicionais. À mesma hora será inaugurada também a exposição de fotografia “O Mundo da Máscara” e uma exposição de esculturas em ferro.

Destaque para as I Jornadas dos Encontros de Rituais Ancestrais, às 10h30, no Pavilhão das Exposições, com a presença de académicos e especialistas na área.

Os grupos serão recebidos às 11h e o desfile pelas ruas da aldeia começa às 14h30.

O Encontro de Rituais Ancestrais conta com a parceria da AECT Duero Douro.

Escrito por ONDA LIVRE

cartaz

Relacionados