Macedo de Cavaleiros recebe amanhã a primeira dádiva de sangue do ano

Macedo de Cavaleiros recebe amanhã a primeira dádiva de sangue do ano

Esta quarta-feira, Macedo de Cavaleiros recebe a primeira dádiva de sangue do ano. Como de habitual, tem lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

De acordo com o presidente, Sérgio Borges, o número de dadores tem vindo a crescer a cada dádiva:

“Recordo que na última foram 108 dadores, dos quais 92 colheitas.

Temos vindo sempre a subir em duas ou três pessoas. O que interessa é contar com aquele número mínimo de, pelo menos, 100 pessoas, para continuarmos a ter as dádivas de sangue em Macedo de Cavaleiros.
Não tínhamos ideia de que houvesse tantos dadores em Macedo de Cavaleiros. Quando fizemos a primeira, houve muita gente que veio ter connosco a dizer que, até então, iam a Vila Real ou Mirandela para dar sangue. A partir desse momento, começaram a fazê-lo em Macedo.”

Além dos que já davam sangue com regularidade, a vinda das dádivas para Macedo de Cavaleiros levou também a que outras se tornassem dadoras:

Esse foi um dos nossos objetivos.
Aparecem não só os que já eram dadores mas também pessoas novas, que é aquilo que se quer.
Houve muita gente que, ao haver na junta de freguesia esta hipótese de não ter de ir fora, passaram a ser assíduos.”

Para doar sangue não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer no dia e respeitar os critérios do dador:

“Uma coisa que me perguntam sempre é se é preciso marcar. Não é. Podem vir à vontade, das 10h às 17h, sem pausa para almoço.

Basta ter mais de 50 kg, mais de 18 anos, tomar o pequeno-almoço, apresentar o documento de identificação com fotografia, hidratar-se com líquidos não alcoólicos e depois, aqui no espaço do dador, só têm de fazer a pré-inscrição e, quando for chamado, vai para a triagem, que consiste numa consulta com um médico. Teremos dois médicos, como sempre, para avaliar as condições para efetuar a dádiva.

Depois da recolha de sangue será oferecido um lanchinho a cada dador.”

Além de dar sangue, também é possível fazer inscrição para ser dador de medula óssea.

Haverá mais duas dádivas em Macedo até ao fim do ano. Depois da de amanhã, a próxima terá lugar a 14 de agosto e última a 11 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

434824779_799246852229199_8248837594558920863_n

 

Relacionados

Comentar