A escola profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros recebeu a visita do escritor Fernando Calado, que veio falar de literatura e dialogar com os alunos.
Trouxe um pouco da sua experiência de vida e diz ter ficado agradado com o interesse manifestado pelos jovens para a escrita:
“Eu gosto sempre de ter contacto, sobretudo com jovens, porque é a eles que podemos transmitir alguma mensagem da nossa experiência de vida.
Falar de literatura ainda me faz sentir mais feliz e realizado porque posso contribuir de alguma forma para que estes jovens, que estão no início de vida, possam construir o seu futuro e tenham um percurso mais fácil.
Todas as questões que me foram colocadas pelos alunos foram pertinentes, mas a que me sensibilizou mais foi, sobretudo, a vontade que eles têm de aprender a escrever e de saber como se escreve. É preciso ter primeiro alguma curiosidade por um tema para o podermos desenvolver.
Notei que estes jovens estão motivados para poderem escrever porque as questões andaram todas à volta de como se torna escritor.”
O diretor da escola, Armando Queijo, vê nestas iniciativas uma oportunidade para os alunos contactarem diretamente com um escritor da região:
“É uma oportunidade de os nossos alunos do ensino profissional, para lá da vida do dia a dia, dos estudos, do trabalho e dos livros, poderem comunicar com um escritor, relativamente jovem, mas que retrata a vida das pessoas no seu quotidiano.
É uma bela oportunidade de os nossos jovens estudantes contactarem e poderem fazer perguntas a um escritor da nossa zona.
Eu conheço muito bem o Fernando Calado e sei que seria um escritor/poeta que iria cativar a atenção dos nossos alunos.
Por outro lado sei que o Fernando Calado é capaz de transmitir, de uma forma simples, todo um saber, toda uma experiência de vida que é muito importante que nós transmitamos aos nossos jovens.”
A atividade integrou o Plano Anual de Atividade da escola, inserida no Plano Nacional de Artes.
Outras atividades estão marcadas para breve, a próxima acontece já esta sexta-feira:
“Temos realizado muitas atividades, dentro do nosso plano de atividades desta escola profissional, mas posso destacar, por exemplo, que já na sexta-feira os nossos alunos vão fazer uma visita de estudo a Madrid, na qual terão a oportunidade de conhecer outros jovens e outra cultura.
Em meados de junho vamos fazer uma espécie de conclusão do ano escolar, revivendo tradições com jogos populares, com atividades do dia-a-dia que na altura se faziam, recriando essas mesmas atividades, isto é, dando a oportunidade aos jovens de recordarem, e outros até aprenderem, como se faziam as coisas em outros tempos.”
A visita do escritor Fernando Calado aconteceu esta quarta-feira.
Escrito por ONDA LIVRE