Trata-se da única prova todo-o-terreno que acontece a norte e está inserida no Campeonato de Portugal Todo-o-Terreno.
O centro nevrálgico da prova é em Valpaços mas do percurso fazem parte passagens por Murça, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
Começa já esta sexta-feira com um prólogo em Murça e a cerimónia de partida, em frente à Câmara Municipal de Valpçaos.
Na parte da amanhã, os pilotos vão percorrer o território partindo de Valpaços em direção a Vinhais e depois a Macedo de Cavaleiros, onde vão reagrupar para a saída marcada para as 12h30, que segue depois em direção a Valpaços, passando pela Serra de Bornes, Zona Industrial, Mogrão e Carrapatinha.
No domingo, a segunda etapa acontece entre Valpaços e Murça.
A prova vai juntar mais de 50 equipas e traz um retorno económico significativo, refere Nuno Loureiro, da CAMI Sport, organizadora da prova:
“Vamos ultrapassar as 50 equipas na Baja TT Norte de Portugal.
É um evento de comunicação, muito provavelmente do melhor que esta região tem em termos de impacto, com equipas que investem uma fortuna e com vários municípios a apoiar, nomeadamente Valpaços, Macedo de Cavaleiros, Murça e Vinhais.
Para terem uma noção, o retorno mediático do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno supera os 10 milhões de euros.”
Ao longo do percurso são criadas zonas de espetáculo, que permitem que público possa assistir à passagem dos pilotos, em segurança.
Em Macedo de Cavaleiros são quatro.
O vice-presidente da autarquia, Rui Vilarinho, refere que foram unidos esforços para que a prova corra em segurança:
“As expectativas são altas.
Houve uma adesão grande o ano passado, é um evento diferenciador para a região e acredito que este ano corra tão bem ou ainda melhor.
Vamos trabalhar para que isso aconteça, conjuntamente com os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, a GNR e o civismo das pessoas, que também é muito importante.
É um desporto muito interessante mas também muito perigoso porque os carros passam a alta velocidade.”
O reagrupamento das equipas, após a conclusão do primeiro setor seletivo, aconteceàs 11h30 e as zonas de espetáculo no concelho estão montadas em Bornes, com passagem às 12h30, na Zona Industrial de Macedo, às 12h55, na aldeia de Mogrão às 13h15 e em Carrapatinha às 13h25.
Escrito por ONDA LIVRE