Elder Silva é o novo diretor desportivo do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que este ano tem um desafio acrescido uma vez que vão participar na Taça de Portugal, com o terceiro lugar.
A meta para o novo técnico é alcançar o Campeonato Nacional de Futebol onde as expectativas são bastante altas. O ex-jogador de futebol brasileiro destaca a manutenção do clube mas também uma subida como o clube merece:
“A nossa expetativa é entender e resolver os processos da melhor maneira possível, buscando sempre o ponto mais alto, que é o que o Macedo merece. Brigando por títulos, por grandes competições, buscando revelar alguns atletas, fomentar as categorias de base e estruturar um pouco mais o clube para que a gente possa fazer uma subida inteligente e planeada. Mas não pensar sobre só a subida, como também a manutenção.”
Elder Silva passou por alguns clubes brasileiros como o Fluminense e Santos como jogador, nas camadas jovens. Quando terminou a carreira de jogador dedicou-se à gestão desportiva em alguns clubes do nordeste do país, tendo vindo para a Europa trabalhar na Bélgica.
Angariar mais jovens é uma aposta para ter uma competição melhor do ano passado:
“Na verdade, penso que o Macedo tem feito um belo trabalho, pelo que não é necessário fazer grande coisa. Acredito que não há muito a ser melhorado. O clube precisa só de alguns detalhes, para que a gente consiga fazer uma competição melhor do que a do ano ano passado, uma vez que conseguiu o acesso para o Campeonato de Portugal. Acho que a gente pode ter muitos jovens nas camadas jovens, na formação. Na parte estrutural, há alguns aspetos a melhorar, como trazer para o staff alguns profissionais. São apenas alguns detalhes, para uma equipa que ficou em terceiro lugar, não está a faltar muita coisa.”
Este reforço na equipa técnica para Diogo Costa, presidente da coletividade é uma aposta vida, uma vez que acredita que a vida da equipa será facilitada, porque o novo técnico será uma mais-valia:
“É levar o clube avante, como moderniza-lo e trabalhar em conjunto com a direção para atingirmos os nossos objetivos, depois uma época que foi bem conseguida, relativamente ao futebol sénior. Uma vez que alcançamos a melhor classificação dos últimos anos. É a melhor classificação em campeonatos que terminaram, houve um ano que subimos no campeonato sem a competição terminar, o do Covid, nomeadamente. Conseguimos a classificação para a Taça de Portugal, que é muito interessante para nós e que entra diretamente nos nossos objetivos. E com certeza com uma pessoa como o Elder, que é uma pessoa extremamente capaz, vai nos facilitar a vida nesse sentido.”
O representante do clube também acrescenta que a Taça de Portugal vai ser um desafio:
“É muito prestigiante e uma honra representar o nosso clube numa prova nacional e ainda mais na prova rainha. É claro que temos de ser realistas e sabemos que vamos enfrentar equipas de maior dimensão, e podemos fazer desta participação uma festa”.
O treinador da equipa será Nuno Fernandes e o adjunto, João Santos. A direção do clube está a preparar a equipa com renovações com a maioria dos jogadores do plantel da época anterior, apesar de já contar com Helber como defesa e ainda Maki como médio, em novas contratações.
De destacar que a próxima época arranca na primeira semana de setembro, que será a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Escrito por ONDA LIVRE