Este fim-de-semana foi pautado pela falha de distribuição de água em Macedo de Cavaleiros. A autarquia esclarece a população

Desde sexta-feira, que Macedo de Cavaleiros está a ter problemas relacionados com a água, tendo existindo períodos em que existiu corte-geral, ou com pouca pressão. A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros avisou, através da rede social, facebook, que existia uma falha de água nas zonas altas da cidade, devido a uma falha técnica das Águas do Norte, nesta sexta-feira passada, próximo das 20h00. No sábado, o problema foi persistindo e no domingo, foi se regularizando.

No entanto, Rui Vilarinho, vice-presidente da autarquia, responsável por este pelouro, destaca que o problema não foi da responsabilidade da autarquia, mas sim da empresa Águas do Norte:

“A empresa responsável pela adoção de água para os nossos depósitos em alta é Águas do Norte. E neste fim-de-semana e no passado, tivemos um problema sério, porque Mirandela está com consumos exagerados de água. Todo o sistema que está montado tem que ser alterado urgentemente, faz com que Macedo só tenha água quando os depósitos de Mirandela estejam satisfeitos. Porque por gravidade, Mirandela está numa altitude inferior que Macedo, e a água por gravidade drena toda para Mirandela.

Só depois de os depósitos de Mirandela estarem satisfeitos, consegue aduzir a água aos nossos depósitos. Como Mirandela, este fim-de-semana e no passado, teve um aumento significativo da população, por via das festas. Por consequência saímos, nós, Macedo lesados.”

Para já, o vice-presidente garante que estão a ser realizados todos os esforços para resolver o problema:

“Acredito que nesta semana, vão fazer obras neste sentido para contrariar este problema. 

Infelizmente muitas pessoas de Macedo de Cavaleiros ficaram sem água durante 24 horas. 

E ainda neste momento (sábado à noite) e pese embora, estejam os funcionários da autarquia a funcionar arduamente desde as 6h00 da manhã, até ao dado momento, que não conseguimos resolver todos os problemas. Neste momento, os depósitos já estão cheios, satisfeitos. Só que neste momento, entrou ar para as condutas estão com muitas dificuldades de retirar esse ar para que a água posso correr livremente.”

Por isso, garante que estão a ser reunidos todos os esforços para resolver o problema, e pede pedidas desculpas à população, uma vez que as queixas são inúmeras, agravadas com o facto de ser Verão e se fazerem sentir altas temperaturas.

Do que a Rádio Onda Livre conseguir apurar há vários residentes em Macedo, descontentes com esta falha de água, que referem não estar preparados para ficarem sem água de repente. E destacaram que é um problema recorrente que todos os anos acontece.

A Rádio Onda Livre tentou contactar este fim-de-semana a Águas do Norte para esclarecimentos sobre esta questão via telefónica, mas só existe atendimento durante a semana. Conseguimos falar com os assistentes de piquete de avarias que prometeram entrar em contacto. Também fizemos a questão via escrita, da qual aguardamos resposta.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE