Jorge Fidalgo suspendeu funções como presidente da Câmara Municipal de Vimioso, para assumir o cargo de director do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Bragança.
O autarca Jorge Fidalgo anunciou, na sexta-feira, que ia suspender as suas funções de presidente da câmara de Vimioso. Estando no terceiro e último mandato como presidente de câmara, Jorge Fidalgo deixa o cargo para assumir funções como director do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Bragança. Recorde-se que o ex-director, Orlando Vaqueiro, de 58 anos, teve um acidente vascular cerebral hemorrágico, em Março, e ficou em estado crítico.
Jorge Fidalgo suspendeu o mandato por um ano e a suspensão tem efeitos a partir desta segunda-feira.
“Tendo-me o Senhor Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Manuel de Almeida Campino, designado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Director de Segurança Social do Centro Distrital de Bragança, do Instituto da Segurança Social, venho por este meio apresentar a suspensão do mandato autárquico”, lê-se no comunicado a que a Brigantia teve acesso. “O período de suspensão corresponderá à duração do regime de substituição que se prevê inferior a 365 dias”, diz ainda Jorge Fidalgo, em comunicado.
O social democrata Jorge Fidalgo tem 53 anos e era presidente da câmara de Vimioso desde 2013.
Estava, neste momento, no terceiro e último mandato à frente da câmara.
O ex-presidente tem licenciatura em História, Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mestrado em Educação, especialidade em História da Educação e da Pedagogia, pela Universidade do Minho. Foi, durante 10 anos, professor de História do ensino básico e secundário.
A nível político, além de presidente de câmara, foi deputado na Assembleia da República, membro da Assembleia Municipal de Vimioso, de 1997 a 2001, e depois presidente desse mesmo órgão. Foi ainda Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD e da distrital. Foi Chefe de Gabinete do presidente da câmara de Vimioso, de 2003 a 2005, vereador em regime de permanência, de 2005 a 2013, e depois presidente, de 2013 até agora.
O actual vice-presidente, António Vaz, irá agora assumir o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vimioso.
Jorge Fidalgo começou esta segunda-feira funções de Director da Segurança Social do Centro Distrital de Bragança.
INFORMAÇÃO CIR (escrito por Rádio Brigantia)